Lei de Segurança Alimentar da República Popular da China

    (A sétima reunião do Comitê Permanente do 11º Congresso Popular Nacional em 28 de fevereiro de 2009 adotou a 14ª reunião do Comitê Permanente do 12º Congresso Popular Nacional de 24 de abril de 2015, com base em 29 de dezembro de 2018 na sétima reunião do Comitê Permanente do 13º Congresso Popular Nacional do Congresso Popular Nacional, “Emenda à emenda às cinco leis da Lei de Qualidade de Produtos da República Popular da China”)

Índice

    Capítulo 1 Princípios Gerais

    Capítulo 2 Monitoramento e avaliação de risco para segurança alimentar

    Capítulo III Padrões de Segurança Alimentar

    Capítulo 4 Produção e gerenciamento de alimentos

      A seção 1 geralmente estipula

      Seção 2 Controle de Processo de Produção e Operação

      Seção 3 Rótulo, instruções e anúncios

      Seção 4 Comida Especial

    Capítulo 5 Inspeção alimentar

    Capítulo 6 Importação e exportação de alimentos

    Capítulo VII Resposta de Acidentes de Segurança Alimentar

    Capítulo 8 Supervisão e Gerenciamento

    Capítulo 9 Responsabilidade Legal

    Capítulo 10

Capítulo 1 Princípios Gerais

    Primeiro artigo Para garantir a segurança alimentar, verifique a saúde e a segurança da vida do público, esta lei é formulada.

    Segundo Para se envolver nas seguintes atividades na República Popular da China, esta lei deve ser cumprida:

    (1) Produção e Processamento de Alimentos (a seguir referido como produção de alimentos), Vendas de Alimentos e Serviços de Catering (a seguir denominada gerenciamento de alimentos);

    (2) produção e operação de aditivos alimentares;

    (3) a produção e operação de produção e operações de alimentos para materiais de embalagem de alimentos, recipientes, detergentes, desinfetantes e ferramentas e equipamentos para produção e operação de alimentos (a seguir denominada produtos relacionados a alimentos);

    (4) produtores e operadores de alimentos usam aditivos alimentares e produtos relacionados a alimentos;

    (5) armazenamento e transporte de alimentos;

    (6) Gerenciamento de segurança de alimentos, aditivos alimentares, produtos relacionados a alimentos.

    O gerenciamento de qualidade e segurança dos produtos primários (a seguir referido como produtos agrícolas comestíveis), que é consumido pela agricultura, cumpre as disposições da “Lei de Qualidade e Segurança do Produto Agrícola da República Popular da China”.No entanto, se as vendas do mercado de produtos agrícolas comestíveis, a formulação de padrões de qualidade e segurança, o anúncio de informações de segurança e o anúncio das informações de segurança e a lei desta lei, os itens de investimento agrícola devem cumprir as disposições da esta lei.

    Artigo 3 O trabalho de segurança alimentar implementa preventivos, gerenciamento de riscos, controle completo do processo, co -governança social e estabeleça um sistema científico e rigoroso de supervisão e gerenciamento.

    Artigo 4 Os produtores e operadores de alimentos são responsáveis ​​pela segurança de sua produção e operação de alimentos.

    A produção e os operadores de alimentos devem se envolver em atividades de produção e operação de acordo com as leis, regulamentos e padrões de segurança alimentar para garantir a segurança alimentar, a integridade e a auto -disciplina, responsável pela sociedade e pelo público, aceitar supervisão social e assumir a responsabilidade social.

    O quinto O Conselho de Estado estabelece o Comitê de Segurança Alimentar e suas responsabilidades são estipuladas pelo Conselho de Estado.

    De acordo com as responsabilidades estipuladas pela lei e pelos deveres do Conselho de Estado, os departamentos de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar do Conselho de Estado serão supervisionados e gerenciados em atividades de produção e operação de alimentos.

    O Departamento Administrativo da Saúde do Conselho de Estado organiza o monitoramento de risco de segurança alimentar e a avaliação de riscos de acordo com as responsabilidades estipuladas nesta lei e no Conselho de Estado, e formula e anuncia os padrões nacionais de segurança alimentar com o Departamento de Supervisão e Administração da Segurança Alimentar do Conselho Estadual.

    Outros departamentos relevantes do Conselho de Estado assumem as responsabilidades estipuladas nesta lei e no Conselho de Estado e assumem o trabalho de segurança alimentar relevante.

    Artigo 6 Os governos da população local no nível do município são responsáveis ​​pela supervisão e gerenciamento de segurança alimentar em suas áreas administrativas.

    Os governos da população local no nível do condado ou acima do condado determinaram os deveres de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar, departamentos administrativos de saúde e outros departamentos relevantes nesse nível, de acordo com os regulamentos desta lei e do Conselho de Estado.Os departamentos relevantes são responsáveis ​​pela supervisão e gerenciamento de segurança alimentar em suas próprias áreas administrativas dentro de suas respectivas responsabilidades.

    O Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar do Governo do Povo do Condado pode estabelecer agências de despacho em cidades ou áreas específicas.

    Sétimo Os governos da população local no nível do município ou acima do condado implementam o sistema de supervisão e responsabilidade de gerenciamento de segurança alimentar.O governo do povo de nível superior é responsável por avaliar e avaliar a supervisão de segurança alimentar e a gestão do governo do próximo nível do povo.Os governos da população local no nível do condado ou acima do condado são responsáveis ​​por avaliar e avaliar a supervisão de segurança alimentar e o gerenciamento dos departamentos de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar e outros departamentos relevantes.

    oitavo Os governos do povo no nível do condado ou acima do condado devem incluir o trabalho de segurança alimentar no Plano Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social no nível, incluir fundos de trabalho em segurança alimentar no orçamento financeiro do governo, fortalecer a construção de recursos de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar, e fornecer garantia para o trabalho de segurança alimentar.

    Os departamentos de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar e outros departamentos relevantes dos governos do povo no nível ou acima do condado fortalecerão a comunicação e estreita cooperação, dividirão o trabalho de acordo com suas respectivas responsabilidades, exercem seus poderes de acordo com a lei e assumem a responsabilidade .

    Artigo 9 A Associação da Indústria de Alimentos deve fortalecer a autodisciplina da indústria, estabelecer e melhorar os mecanismos de especificações e recompensa e punição de acordo com a Carta, fornecer informações sobre segurança alimentar, tecnologia e outros serviços, orientar e instar a produção e os operadores a produzir e operar de acordo Com a lei, promova a construção da integridade da indústria e divulgue o conhecimento de segurança alimentar.

    Associações de consumidores e outras organizações de consumidores conduzem supervisão social sobre a violação das disposições desta lei e prejudicar os direitos e interesses legítimos dos consumidores e de acordo com a lei.

    Artigo 10 Os governos das pessoas em todos os níveis devem fortalecer a publicidade e a educação da segurança alimentar, popularizar o conhecimento de segurança alimentar, incentivar organizações sociais, organizações autônomas de massa de raízes, operadores de produção de alimentos para realizar leis de segurança alimentar, regulamentos e popularização dos padrões de segurança alimentar e conhecimento e advogar os métodos de alimentação em saúde para aprimorar a conscientização sobre segurança alimentar do consumidor e capacidade de autoproteção.

    A mídia deve realizar a publicidade de bem -estar pública das leis, regulamentos e padrões de segurança alimentar, e supervisionar a opinião pública comportamento ilegal da segurança alimentar.A propaganda e os relatórios sobre segurança alimentar devem ser verdadeiros e justos.

    Artigo 11 O estado incentiva e apóia pesquisas básicas e aplicativos relacionadas à segurança alimentar e incentiva e apoia a produção e os operadores de alimentos a adotar a tecnologia avançada e as especificações avançadas de gerenciamento para melhorar o nível de segurança alimentar.

    O uso de pesticidas pelo país implementou um sistema rigoroso de gerenciamento, acelerou a eliminação de pesticidas tóxicos, altos tóxicos e de alto resíduo, promoveu a pesquisa e o desenvolvimento e a aplicação de produtos alternativos e incentivou o uso de alta eficiência, baixo tóxico e baixo pesticidas residuais.

    Artigo 12 Qualquer organização ou indivíduo tem o direito de relatar atos ilegais de segurança alimentar, entender as informações de segurança alimentar de departamentos relevantes de acordo com a lei e apresentar opiniões e sugestões sobre supervisão e gerenciamento de segurança alimentar.

    Artigo 13 Unidades e indivíduos que fizeram contribuições excelentes no trabalho de segurança alimentar terão elogios e recompensas de acordo com os regulamentos nacionais relevantes.

Capítulo 2 Monitoramento e avaliação de risco para segurança alimentar

    Artigo 14 O Estado estabelece um sistema de monitoramento de risco de segurança alimentar para monitorar doenças baseadas em alimentos, poluição alimentar e fatores prejudiciais nos alimentos.

    O Departamento Administrativo da Saúde do Conselho de Estado, juntamente com a supervisão de segurança alimentar e a gestão do Conselho de Estado, formulou e implementou um plano nacional de monitoramento de risco de segurança alimentar.

    Após o Departamento de Supervisão e Administração de Segurança Alimentar do Conselho de Estado e outros departamentos relevantes, eles devem verificar imediatamente e reportar ao Departamento Administrativo de Saúde do Conselho de Estado.Em relação às informações de risco de segurança alimentar notificadas por departamentos relevantes e informações relacionadas à doença, como doenças baseadas em alimentos relatadas por instituições médicas, o Departamento Administrativo da Saúde do Conselho de Estado deve analisar e estudar os departamentos relevantes do Conselho de Estado.

    Os departamentos administrativos de saúde do governo do povo das regiões provinciais e autônomas e municípios diretamente sob o governo central e departamentos de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar do mesmo nível, de acordo com o plano nacional de monitoramento de risco de segurança alimentar, combinado com o específico Situação de suas áreas administrativas, formular e ajustar o esquema de monitoramento de risco de segurança alimentar em suas áreas administrativas e relatar o Departamento Administrativo de Saúde do Conselho de Estado arquivado e implementado.

    Artigo 15 As instituições técnicas que realizam o monitoramento de riscos à segurança alimentar devem realizar o trabalho de monitoramento de acordo com o plano de monitoramento de riscos de segurança alimentar e o plano de monitoramento para garantir que os dados de monitoramento sejam verdadeiros e precisos, e os dados de monitoramento e os resultados da análise são submetidos ao plano de monitoramento e Os requisitos do esquema de monitoramento no plano de monitoramento de risco de segurança alimentar.

    A equipe de monitoramento de risco de segurança alimentar tem o direito de entrar nos locais de plantio e reprodução de produtos agrícolas comestíveis relevantes, produção de alimentos e operações para coletar amostras e coletar dados relevantes.A cobrança de amostras deve ser paga pelo preço de mercado.

    Artigo 16 Os resultados do monitoramento de riscos de segurança alimentar mostram que pode haver possíveis riscos à segurança alimentar, e o Departamento Administrativo de Saúde do Governo do Povo no nível ou acima do condado deve informar imediatamente as informações relevantes dos departamentos de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar no mesmo nível e e relata o Departamento Administrativo de Saúde do governo do povo e os governos de nível superior.Os departamentos de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar devem organizar mais investigações.

    Artigo 17 O Estado estabelece um sistema de avaliação de riscos de segurança alimentar. -produtos relacionados.

    O Departamento Administrativo da Saúde do Conselho de Estado é responsável pela organização do trabalho de avaliação de riscos de segurança alimentar e estabelece comitês de especialistas em avaliação de riscos de segurança alimentar compostos por especialistas de especialistas de especialistas médicos, agrícolas, alimentos, nutrição, biologia e especialistas em meio ambiente conduzem avaliação de risco à segurança alimentar.Os resultados da avaliação de risco de segurança alimentar foram anunciados pelo Departamento Administrativo de Saúde do Conselho de Estado.

    Para a avaliação de segurança de pesticidas, fertilizantes, medicamentos veterinários, aditivos de alimentação e alimentação, especialistas do Comitê de Especialistas em Avaliação de Risco de Segurança Alimentar devem participar.

    A avaliação do risco de segurança alimentar não deve cobrar taxas dos fabricantes, e a cobrança de amostras deve pagar de acordo com o preço de mercado.

    Artigo 18 Se uma das seguintes circunstâncias, a avaliação do risco de segurança alimentar deve ser realizada:

    (1) O monitoramento por meio de risco de segurança alimentar ou relatórios de recebimento constatou que alimentos, aditivos alimentares e produtos relacionados a alimentos podem ter riscos de segurança ocultos;

    (2) fornecer base científica para a formulação ou revisão dos padrões nacionais de segurança alimentar para avaliar a avaliação de risco;

    (3) Para determinar as principais áreas e variedades de supervisão e gerenciamento, a avaliação de risco é necessária;

    (4) encontrar novos possíveis fatores de segurança alimentar;

    (5) você precisa determinar se um certo fator constitui um perigo oculto de segurança alimentar;

    (6) O Departamento Administrativo da Saúde do Conselho de Estado acredita que outras situações precisam ser avaliadas pela avaliação de riscos.

    Artigo 19 Se a supervisão e administração da segurança alimentar do Conselho de Estado, a Administração Agrícola e outros departamentos descobrirem que, se a avaliação do risco de segurança alimentar precisar ser conduzida durante o trabalho de supervisão e gerenciamento, deve fazer sugestões para a avaliação da avaliação de risco de segurança alimentar ao administrativo de saúde Departamento do Conselho de Estado e fornece informações como fontes de risco, dados de inspeção relevantes e conclusões.Se pertencer à situação estipulada no artigo 18 desta lei, o Departamento Administrativo da Saúde do Conselho de Estado conduzirá uma avaliação oportuna do risco à segurança alimentar e informará os departamentos relevantes do Conselho de Estado.

    20 Os departamentos administrativos da Administração de Saúde e Agricultura dos governos do povo no nível provincial notificarão imediatamente as informações de monitoramento de alimentos e informações de monitoramento de risco de segurança de produtos agrícolas comestíveis em tempo hábil.

    O Departamento Administrativo da Administração de Saúde e Agricultura do Conselho de Estado notificará imediatamente informações, como os resultados de alimentos, resultados comestíveis de avaliação de risco de segurança do produto agrícola.

    Artigo 21 Os resultados da avaliação do risco de segurança alimentar são a base científica para formular, revisar os padrões de segurança alimentar e implementar a supervisão e o gerenciamento da segurança alimentar.

    Após a avaliação do risco de segurança alimentar, se alimentos, aditivos alimentares e produtos relacionados a alimentos não estiverem seguros, os departamentos de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar do Conselho de Estado devem anunciar imediatamente ao público de acordo com suas respectivas responsabilidades, informar os consumidores a parar de comer ou Use e tome medidas correspondentes. O Conselho deve, juntamente com o Departamento de Supervisão e Administração da Segurança Alimentar do Conselho de Estado para formulá -los e revisar imediatamente.

    Artigo 22 O Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar do Conselho de Estado deve, juntamente com os departamentos relevantes do Conselho de Estado, analisar de forma abrangente o status de segurança alimentar de acordo com os resultados da avaliação de riscos de segurança alimentar e da supervisão de segurança alimentar e informações de gerenciamento.Para alimentos com análise abrangente que possuem um alto grau de riscos de segurança, o Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar do Conselho de Estado proponha imediatamente um alerta de risco de segurança alimentar e o anunciará à Sociedade.

    Artigo 23 O Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar do Governo do Povo no nível do condado ou outros departamentos relevantes, o Comitê de Especialistas da Avaliação de Risco de Segurança Alimentar e suas instituições técnicas deve organizar fabricantes de alimentos, agências de inspeção de alimentos e instituições de certificação de acordo Com os princípios da ciência, objetivo, oportuno e divulgação, associação da indústria de alimentos, associação de consumidores e mídia, comunicar -se com informações de avaliação de risco de segurança alimentar e informações de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar.

Capítulo III Padrões de Segurança Alimentar

    Artigo 24 A formulação dos padrões de segurança alimentar deve ser científica, razoável, segura e confiável para garantir a saúde da saúde do público.

    Artigo 25 Os padrões de segurança alimentar são o padrão para a aplicação.Exceto pelos padrões de segurança alimentar, outros padrões obrigatórios de alimentos não devem ser formulados.

    Artigo 26 Os padrões de segurança alimentar devem incluir o seguinte conteúdo:

    (1) alimentos, aditivos alimentares, produtos relacionados a alimentos, microorganismos patogênicos, resíduos de pesticidas, resíduos de medicamentos veterinários, toxinas biológicas, metais pesados ​​e outras substâncias de poluição e outros regulamentos limitados que prejudicam substâncias de saúde humana;

    (2) a variedade, escopo e dosagem de aditivos alimentares;

    (3) os requisitos para o conteúdo nutricional dos alimentos principais e auxiliares para bebês e crianças pequenas e outros grupos específicos;

    (4) os requisitos para rótulos, sinais e manuais relacionados a requisitos de segurança alimentar, como higiene, nutrição;

    (5) requisitos sanitários para o processo de produção e operação de alimentos;

    (6) requisitos de qualidade relacionados à segurança alimentar;

    (7) métodos e regulamentos de inspeção alimentar relacionados à segurança alimentar;

    (8) Outro conteúdo que precisa ser formulado como padrões de segurança alimentar.

    Artigo 27 O padrão nacional de segurança alimentar deve ser formulado e anunciado pelo Departamento Administrativo da Saúde do Conselho de Estado e pelo Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar do Conselho de Estado.

    Os regulamentos limitados de resíduos de pesticidas e resíduos de medicamentos veterinários em alimentos e seus métodos e procedimentos de inspeção são formulados pelo Departamento Administrativo da Saúde do Conselho de Estado e pelo Departamento Administrativo Agrícola do Conselho de Estado.

    Os regulamentos de inspeção para abate de gado e aves são formulados pelo Departamento de Administração Agrícola do Conselho de Estado e pelo Departamento Administrativo da Saúde do Conselho de Estado.

    Artigo 28 Para formular os padrões nacionais de segurança alimentar, deve -se basear -se nos resultados da avaliação de riscos de segurança alimentar e considerar totalmente os resultados dos resultados da avaliação de riscos de segurança agrícola comestíveis.

    Os padrões nacionais de segurança alimentar devem ser revisados ​​e aprovados pelo Comitê Nacional de Avaliação do Padrão do Departamento Administrativo de Segurança Alimentar, organizado pelo Conselho de Estado.O Comitê Nacional de Revisão Padrão de Segurança Alimentar, Especialistas em Medicina, Agricultura, Alimentos, Nutrição, Biologia, Meio Ambiente e outros aspectos, além de revisão sexual.

    Artigo 29 Para alimentos especializados locais, se não houver padrão nacional de segurança alimentar, o Departamento Administrativo da Saúde do governo do povo da província, região autônoma e municípios podem formular e anunciar padrões locais de segurança alimentar para relatar o Departamento Administrativo de Saúde do Conselho de Estado para registro.Depois que os padrões nacionais de segurança alimentar são formulados, os padrões locais serão abolidos.

    Artigo 30 O estado incentiva as empresas de produção de alimentos a formular padrões corporativos estritamente do que os padrões nacionais de segurança alimentar ou padrões locais. Governo.

    Artigo 31 Os Departamentos Administrativos da Saúde do governo do povo no nível provincial ou acima de anunciar os padrões nacionais, padrões locais e padrões corporativos para a formulação e arquivamento da formulação e arquivamento da formulação e arquivamento para inspeção e download gratuito.

    Para a implementação dos padrões de segurança alimentar, o Departamento Administrativo de Saúde do Governo do Povo no nível do município ou superior ao condado fornecerá orientação e respostas em tempo hábil com os departamentos relevantes.

    Artigo 32 Os departamentos administrativos da saúde do governo do povo no nível provincial ou acima do provincial devem, juntamente com a supervisão e gerenciamento de segurança alimentar, administração agrícola e outros departamentos no mesmo nível, acompanhar e avaliar a implementação de padrões nacionais e padrões locais de segurança alimentar, e revisão oportuna dos padrões de segurança alimentar com base nos resultados da avaliação.

    Supervisão e gerenciamento de segurança alimentar, Administração Agrícola e outros departamentos no nível provincial devem coletar e resumir os problemas existentes na implementação dos padrões de segurança alimentar e informar o Departamento Administrativo de Saúde no mesmo nível em tempo hábil.

    Se os padrões de segurança alimentar tiverem problemas na implementação dos padrões de segurança alimentar e das associações da indústria de alimentos, eles devem se reportar imediatamente ao Departamento Administrativo de Saúde.

Capítulo 4 Produção e gerenciamento de alimentos

A seção 1 geralmente estipula

  Artigo 33 A produção e operação de alimentos devem atender aos padrões de segurança alimentar e atender aos seguintes requisitos:

    (1) Tratamento de alimentos e matéria -prima e processamento de alimentos, processamento de alimentos, embalagem, armazenamento e outros lugares compatíveis com variedades de alimentos e quantidades de produção e operação para manter o local onde o ambiente é limpo e mantenha a distância prescrita do locais tóxicos e prejudiciais e outras fontes de poluição;

    (2) Existem equipamentos ou instalações de produção e operação que são compatíveis com variedades e quantidades de alimentos que são compatíveis com a produção e a operação. provas, lavagem, lavagem, lavagem, lavagem, lavagem e lavagem e equipamentos ou instalações que lidam com águas residuais, armazenam lixo e resíduos;

    (3) pessoal de alimentos e técnicos, pessoal de gerenciamento de segurança alimentar e regras e regulamentos para o pessoal de gerenciamento de segurança alimentar, pessoal de gerenciamento de segurança alimentar e pessoal de segurança de alimentos;

    (4) ter um layout de equipamento razoável e processo de processo para evitar os alimentos, a contaminação cruzada dos alimentos, matérias -primas e produtos acabados e impedir o contato com alimentos com veneno e objetos impuros;

    (5) O recipiente de utensílios de mesa, utensílios de bebida e alimentos importados diretamente deve ser lavado e desinfetado antes do uso.

    (6) Os recipientes, ferramentas e equipamentos de armazenamento, transporte e carregamento e descarga de alimentos devem ser seguros e inofensivos, manterem limpos, impedir a poluição dos alimentos e atender aos requisitos especiais, como a temperatura e a umidade necessários para a segurança alimentar junto;

    (7) alimentos diretamente na entrada devem usar materiais de embalagem não -toxicos e limpos, utensílios de mesa, bebidas e recipientes;

    (8) A produção e os operadores devem manter a higiene pessoal.

    (9) o uso da água deve atender aos padrões de saúde da água potável estipulados no estado;

    (10) o detergente e desinfetante utilizado devem ser seguros e inofensivos ao corpo humano;

    (11) Outros requisitos estipulados em leis e regulamentos.

    Se os operadores de produção de alimentos não se envolverem em armazenamento, transporte e carregamento de alimentos, eles deverão cumprir as disposições do sexto parágrafo do parágrafo anterior.

    Artigo 34 Proibir a produção e operação dos seguintes alimentos, aditivos alimentares e produtos relacionados a alimentos:

    (1) alimentos produzidos com matérias -primas não alimentares ou produtos químicos além de aditivos alimentares e outros alimentos que podem colocar em risco os materiais de saúde humana, ou alimentos produzidos com alimentos reciclados como matérias -primas;

    (2) microorganismos patóticos, resíduos de pesticidas, resíduos de medicamentos veterinários, toxinas biológicas, metais pesados ​​e outros poluentes, além de outros conteúdos materiais que prejudicam a saúde humana do que os padrões de segurança alimentar, aditivos alimentares, produtos relacionados a alimentos;

    (3) alimentos e aditivos alimentares produzidos por matérias -primas e aditivos alimentares que excedam o prazo de validade;

    (4) alimentos que usam aditivos alimentares em excesso e superestimlits;

    (5) Os ingredientes nutricionais não atendem aos padrões de segurança alimentar para bebês e crianças pequenas e outras pessoas específicas.

    (6) deterioração da corrupção, acidez gordurosa, insetos mofados, sujos e impuros, misturados com objetos estranhos, traços adulterados ou mistos ou sensoriais de aditivos alimentares e alimentares;

    (7) aves, animais, animais, animais aquáticos e produtos com doença, envenenamento ou causas desconhecidas;

    (8) falha na condução de carne de quarentena ou não qualificada de acordo com os regulamentos, ou produtos de carne indescritível ou não qualificados;

    (9) Alimentos e aditivos de alimentos contaminados por materiais de embalagem, recipientes, ferramentas de transporte, etc.

    (10) Marque aditivos alimentares e alimentos marcados com datas de produção falsas, períodos de qualidade ou excedendo o prazo de validade;

    (11) aditivos de alimentos e alimentos pré -embalados sem rótulos;

    (12) alimentos proibidos e operados pelo Estado para prevenção e outras necessidades especiais de prevenção;

    (13) Outros alimentos, aditivos alimentares e produtos relacionados a alimentos que não cumprem as leis, regulamentos ou padrões de segurança alimentar.

    Artigo 35 O estado implementa um sistema de permissão para produção e operação de alimentos.A entrada de serviços de produção de alimentos, vendas de alimentos e catering deve obter permissão de acordo com a lei.No entanto, não é necessário obter uma permissão para vender produtos agrícolas comestíveis.

    O Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar dos Governos da Povo Local no nível ou acima do condado deve revisar os requisitos relevantes do artigo 33, parágrafo 1, parágrafo de parágrafos, parágrafo 1 para o quarto a quarto a quarta a quarta a quarta a quarto Quarto a quarta a quarta a quarta a quarta a quarta a quarta a quarta a quarta a quarta a quarta a quarta. as condições prescritas, permite;

    Artigo 36 Produção e processamento de alimentos pequenos workshops e vendedores de alimentos estão envolvidos em atividades de produção e operação de alimentos, que devem atender aos requisitos de segurança alimentar que são compatíveis com sua escala de produção e operação e condições estipuladas nesta lei para garantir que a higiene alimentar, não -tóxica , Segurança inofensiva, segurança alimentar que eles são produzidos e operados O Departamento de Supervisão e Gerenciamento deve fortalecer a supervisão e a gestão.

    Os governos da população local no nível do condado ou acima do condado governarão de maneira abrangente a produção de alimentos e o processamento de pequenas oficinas, vendedores de alimentos etc., fortalecer os serviços e o planejamento unificado, melhorar seu ambiente de produção e operação, incentivar e apoiar sua melhoria das condições de produção e operação .

    Métodos de gerenciamento específicos para produção de alimentos e processamento de pequenos workshops e vendedores de alimentos são formulados por províncias, regiões autônomas e municípios.

    Artigo 37 O uso de novas matérias -primas alimentares para produzir alimentos, ou novas variedades de aditivos alimentares e novas variedades de produtos relacionados a alimentos, deve enviar materiais de avaliação de segurança para produtos relacionados ao Departamento Administrativo da Saúde do Conselho de Estado.O Departamento Administrativo da Saúde do Conselho de Estado organizará a revisão dentro de 60 dias a partir da data de recebimento do pedido; por escrito.

    Artigo 38 Os medicamentos não devem ser adicionados aos alimentos para produção e operação, mas você pode adicionar uma substância que é um alimento e um material medicinal chinês de acordo com a tradição.Segundo a tradição, é o diretório material da comida e o material dos materiais medicinais chineses.

    Artigo 39 O estado implementa um sistema de licença para a produção aditiva de alimentos.Ao entrar na produção aditiva de alimentos, deve haver lugares, equipamentos ou instalações de produção, pessoal profissional e técnico e sistemas de gerenciamento compatíveis com a variedade de aditivos alimentares produzidos e obter a produção aditiva de alimentos de acordo com os procedimentos estipulados no artigo 35 desta lei Licença.

    A produção de aditivos alimentares deve cumprir os padrões nacionais de leis, regulamentos e segurança alimentar.

    Artigo 40 Os aditivos alimentares devem ser tecnicamente necessários e a avaliação de riscos e a confiabilidade comprovada antes que possam ser incluídos na faixa de uso permitido;

    Os produtores e operadores de alimentos devem usar aditivos de alimentos de acordo com os padrões nacionais de segurança alimentar.

    Artigo 41 A produção de produtos relacionados a alimentos deve atender aos padrões nacionais de leis, regulamentos e segurança alimentar.Para produtos relacionados a alimentos com altos riscos, como materiais de embalagem, em contato diretamente com os alimentos, as licenças de produção são implementadas de acordo com as disposições do gerenciamento nacional de licenças de produção de produtos industriais.O Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar deve fortalecer a supervisão e o gerenciamento de atividades de produção de produtos relacionados a alimentos.

    Artigo 42 O país estabelece um sistema de segurança alimentar.

    A produção e os operadores de alimentos devem estabelecer um sistema de rastreabilidade de segurança alimentar, de acordo com os requisitos desta lei, para garantir que a rastreabilidade de alimentos possa ser rastreada.O estado incentiva a produção de alimentos e os operadores a adotar a coleta baseada em informações, reter informações de produção e operação e estabelecer um sistema de rastreabilidade de segurança alimentar.

    O Departamento de Supervisão e Administração da Segurança Alimentar do Conselho de Estado, juntamente com departamentos relevantes, como a Administração Agrícola do Conselho de Estado, estabelece o mecanismo de tração de tração e colaboração de segurança alimentar.

    Artigo 43 Os governos da população local em todos os níveis devem tomar medidas para incentivar alimentos em grande escala de produção e operações de cadeia e distribuição.

    O estado incentiva as empresas de produção e operação de alimentos a participar do seguro de responsabilidade civil de segurança alimentar.

Seção 2 Controle de Processo de Produção e Operação

    Artigo 44 As empresas de produção e operação de alimentos devem estabelecer um sistema de gerenciamento de segurança alimentar, realizar treinamento de conhecimento em segurança alimentar para funcionários, fortalecer o trabalho de inspeção alimentar e se envolver em atividades de produção e operação de acordo com a lei.

    A pessoa principal encarregada da produção de alimentos e empresas de operações deve implementar o sistema de gerenciamento de segurança alimentar da empresa e ser totalmente responsável pelo trabalho de segurança alimentar da empresa.

    A produção de alimentos e as empresas de operação devem estar equipadas com o pessoal de gerenciamento de segurança alimentar para fortalecer seu treinamento e avaliação.Aqueles que não têm recursos de gerenciamento de segurança alimentar após a avaliação não devem trabalhar.O Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança de Alimentos deve supervisionar aleatoriamente a inspeção e avaliação aleatória do pessoal de gerenciamento de segurança alimentar da empresa e anunciará a avaliação.A supervisão e as inspeções aleatórias não devem cobrar taxas.

    Artigo 45 Os produtores e operadores de alimentos devem estabelecer e implementar o sistema de gerenciamento de saúde dos funcionários.Pessoas com os estipulados no Departamento Administrativo da Saúde do Conselho de Estado não se envolverão no trabalho de contato direto com alimentos diretos de importação.

    A produção e os operadores de alimentos envolvidos em trabalhos diretos de alimentos devem realizar inspeções de saúde todos os anos para obter certificados de saúde antes que eles possam trabalhar.

    Artigo 46 Os fabricantes de alimentos devem formular e implementar requisitos de controle para os seguintes assuntos para garantir que os alimentos produzidos atendam aos padrões de segurança alimentar:

    (1) controle da compra de matéria -prima, aceitação de matérias -primas e investimento;

    (2) processo de produção, equipamento, armazenamento, embalagem e outro controle de link -chave;

    (3) inspeção e controle da inspeção de matérias -primas, inspeção semi -acabada do produto e inspeção de produtos acabados;

    (4) Controle de transporte e entrega.

    Artigo 47 Os fabricantes de alimentos devem estabelecer um sistema de auto -inspeção de segurança alimentar e verificar regularmente e avaliar o status de segurança alimentar.Se as condições de produção e operação mudarem e não atenderem mais aos requisitos de segurança alimentar, a produção de alimentos e os operadores devemos imediatamente tomar medidas de retificação; Segurança do governo do condado está localizado.

    Artigo 48 O estado incentiva as empresas de produção e operação de alimentos a atender aos requisitos de boas especificações de produção, implementar o sistema de análise perigosa e pontos de controle -chave e melhorar o nível de gerenciamento de segurança alimentar.

    Para empresas de produção e operação de alimentos que aprovaram boas especificações de produção, análise de riscos e sistemas de pontos de controle, as instituições de certificação devem implementar pesquisas de rastreamento de acordo com a lei; De acordo com a lei, e oportuno aos governos do povo no nível do condado ou acima do condado dos governos do povo ou acima do nível do condado, o departamento de supervisão e gerenciamento de segurança notificou e anunciou à Sociedade.A Agência de Certificação não deve cobrar uma investigação de acompanhamento.

    Artigo 49 Os produtores de produtos agrícolas comestíveis devem usar produtos de entrada agrícola, como pesticidas, fertilizantes, medicamentos veterinários, aditivos de alimentação e alimentação de acordo com os padrões de segurança alimentar e regulamentos nacionais relevantes.É proibido usar pesticidas altamente tóxicos e altamente tóxicos para culturas prescritas por países como vegetais, frutas, chá e medicamentos à base de plantas chineses.

    Organização Econômica para Organização Econômica para Cooperação Profissional de Produtos Agrícolas dos Agricultores deve estabelecer um sistema de registro para o uso de produtos de entrada agrícola.

    Os departamentos administrativos agrícolas do governo do povo no nível do condado ou acima do condado devem fortalecer a supervisão e o gerenciamento e a orientação do uso de produtos de entrada agrícola e estabelecer e melhorar o sistema de uso seguro de produtos de entrada agrícola.

    Artigo 50 Os produtores de alimentos para comprar matérias -primas, aditivos alimentares e produtos relacionados a alimentos devem verificar as licenças de fornecedores e certificações de qualificações de produtos; Matérias -primas de alimentos padrão de segurança, aditivos de alimentos, produtos relacionados a alimentos.

    Os fabricantes de alimentos devem estabelecer um sistema de registro de corrente para matérias -primas alimentares, aditivos alimentares, inspeção de compra de produto relacionada a alimentos e gravar com verdade as matérias -primas alimentares, aditivos alimentares, produtos relacionados a alimentos, especificações, quantidade, data de produção ou número de lote de produção, prateleira Vida, data de compra, data de fornecimento, data de oferta, data de oferta, data de oferta, data de oferta, data de oferta, data de oferta, data de oferta, data de oferta, data de oferta, data de oferta, nome do nome, endereço, informações de contato etc., etc. e salve vouchers relevantes.Registros e comprovantes não devem ser menos de seis meses após o vencimento da vida útil do produto;

    Artigo 51 As empresas de produção de alimentos devem estabelecer um sistema de inspeção e registro de fábrica de alimentos, conferir o certificado de inspeção e o status de segurança da comida de fábrica e registrar com sinceridade o nome, especificações, quantidade, data de produção ou número de lote de produção, vida útil, número de certificado de inspeção, número Data de vendas, compra de mercadorias, data de compra e compra de alimentos.Registros e vouchers devem cumprir as disposições do artigo 50, parágrafo 2 desta lei.

    Artigo 52 Os produtores com alimentos, aditivos alimentares e produtos relacionados a alimentos devem testar os alimentos, aditivos alimentares e produtos relacionados a alimentos produzidos de acordo com os padrões de segurança alimentar.

    Artigo 53 Os operadores de alimentos para comprar alimentos devem verificar as licenças de fornecedores e certificados qualificados de inspeção e outros certificados qualificados (a seguir referidos como documentos de certificação qualificados).

    As empresas de empresas alimentares devem estabelecer um sistema de registro de inspeção de compra de alimentos e registrar com sinceridade o nome, especificações, quantidade, data de produção ou número de lote de produção, prazo de validade, data de compra e nome do fornecedor, endereço, informações de contato etc. e salvar relevantes VIOS.Registros e vouchers devem cumprir as disposições do artigo 50, parágrafo 2 desta lei.

    As empresas de negócios de alimentos com métodos de operação de distribuição unificada podem verificar uniformemente os documentos do documento de licença e qualificação de alimentos da sede do fornecedor e conduzir registros de inspeção de compra de alimentos.

    As empresas operacionais envolvidas em negócios por atacado de alimentos devem estabelecer um sistema de registros de vendas de alimentos e registrar com sinceridade os nomes, especificações, quantidades, data de produção ou número de lote de produção, vida útil, data de vendas, endereço, informações de contato e outros conteúdos da comida por atacado e salve o nome, endereço, informações de contato, etc. Vouchers relacionados.Registros e vouchers devem cumprir as disposições do artigo 50, parágrafo 2 desta lei.

    Artigo 54 Os operadores de alimentos devem armazenar alimentos de acordo com os requisitos de garantir a segurança alimentar, verificar os alimentos do inventário regularmente e limpar os alimentos que se metamórficos ou excedem o prazo de validade do tempo.

    Os operadores de alimentos armazenam alimentos a granel, que devem indicar o nome da data, data de produção ou número de lote de produção, vida útil, nome do produtor e informações de contato no local do armazenamento.

    Artigo 55 Os prestadores de serviços de catering devem formular e implementar requisitos de controle de matéria -prima e não devem comprar matérias -primas alimentares que não atendam aos padrões de segurança alimentar.Promover o processo de processamento público dos prestadores de serviços de catering, divulgue as matérias -primas alimentares e suas informações de origem.

    Durante o processo de processamento, o provedor de serviços de catering deve verificar os alimentos e as matérias -primas a serem processadas durante o processo de processamento.

    Artigo 56 Os prestadores de serviços de catering devem manter regularmente o processamento de alimentos, armazenamento, exibição e outras instalações e equipamentos;

    Os prestadores de serviços de catering devem limpar e desinfetar os utensílios de mesa e as bebidas de acordo com os requisitos e não devem usar utensílios de mesa e bebidas ininterruptas; Estipulado nesta lei Unidade de Serviço de Desinfecção Concentrada.

    Artigo 57 As cafeterias de unidades de jantar concentradas, como escolas, instituições de infância, instituições de pensão e canteiros de obras, devem cumprir estritamente as leis, os regulamentos e os padrões de segurança alimentar; e eles devem ser ordenados pelos requisitos de produção e operação de alimentos.A unidade de fornecimento de alimentos deve cumprir estritamente as leis, regulamentos e padrões de segurança alimentar para garantir a segurança alimentar quando as refeições.

    As autoridades competentes de escolas, instituições de infantis, instituições de pensão, canteiros de obras e outras unidades de jantar concentradas devem fortalecer a educação em segurança alimentar e o gerenciamento diário de unidades de jantar centralizadas, reduzir os riscos de segurança alimentar e eliminar oportunamente os riscos ocultos à segurança alimentar.

    Artigo 58 As unidades centralizadas do Serviço de Desinfecção de utensílios de mesa e bebida devem ter o local operacional correspondente, equipamentos ou instalações de limpeza e desinfecção. Normas.

    As unidades centralizadas de serviço de desinfecção de utensílios de mesa e bebida devem realizar inspeções em lotes sobre utensílios e bebidas de desinfecção, e a fábrica pode ser emitida após a transmissão da inspeção.Os utensílios de mesa e as bebidas desinfetados devem ser marcados com o nome, endereço, informações de contato, data de desinfecção e período de uso em embalagens independentes.

    Artigo 59 Os produtores aditivos de alimentos devem estabelecer aditivos alimentares para exportar o sistema de registro de inspeção de fábrica, verificar o certificado de inspeção e o status de segurança dos produtos de fábrica e registrar com sinceridade o nome, especificações, quantidade, data de produção ou número de lote de produção, prateleira , data de vendas dos aditivos alimentares e conteúdo relacionado, endereço, informações de contato e outros conteúdos relacionados e salve vouchers relevantes.Registros e vouchers devem cumprir as disposições do artigo 50, parágrafo 2 desta lei.

    Artigo 60 食品 添加剂 采购 食品 , , 应当 查验 供货者 的 许可证 和 合格 证明 文件 , 如实 记录 食品 添加剂 的 名称 、 、 数量 数量 生产 生产 日期 或者 生产 、 保质期 、 进货 以及 供货者 名称 、 日期 或者 生产 、 保质期 、 进货 以及 供货者 供货者 、 、 或者 或者 生产 、 、 、 进货 以及 供货者 供货者 、 Endereço, informações de contato e outros conteúdos e salve vouchers relevantes.Registros e vouchers devem cumprir as disposições do artigo 50, parágrafo 2 desta lei.

    Artigo 61 Os organizadores do mercado comercial concentrado, os contadores e o organizador da exposição devem revisar a licença dos operadores de alimentos admitidos de acordo com a lei, esclarecer suas responsabilidades de gerenciamento de segurança alimentar, verificar regularmente seu ambiente operacional e condições e descobrem que viola Essa violação disso, se a lei estipular o comportamento, ela deve parar e relatar imediatamente e relatar imediatamente o departamento de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar do governo do povo no nível do condado.

    Artigo 62 O fornecedor da plataforma da terceira parte das transações de alimentos on -line deve registrar o operador de alimentos real da rede para esclarecer suas responsabilidades de gerenciamento de segurança alimentar;

    Se o provedor da terceira plataforma de comércio on -line de alimentos descobriu que o operador de alimentos da rede está violando os atos estipulados nesta lei, ele deve parar e relatar imediatamente o departamento de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar do governo do condado de nível do condado No governo da população local;

    Artigo 63 O estado estabelece um sistema de recall de alimentos.Os produtores de alimentos descobriram que os alimentos produzidos não atendem aos padrões de segurança alimentar ou têm evidências para provar que podem colocar em risco a saúde humana e devem interromper a produção imediatamente, lembrar os alimentos que foram listados à venda, notificar operadores de produção e consumidores relevantes, e registrar a situação de recall e notificação

    Os operadores de alimentos acham que os alimentos que opera têm uma situação estipulada no parágrafo anterior, interromperão imediatamente a operação, notificarão operadores e consumidores de produção relevantes e registrarão a operação e a notificação de parada.Os produtores de alimentos acreditam que devem ser lembrados e devem ser lembrados imediatamente.Se os operadores de alimentos tiverem a situação estipulada no parágrafo anterior devido a operadores de alimentos, os operadores de alimentos devem ser lembrados.

    Os fabricantes de alimentos devem tomar medidas, como tratamento inofensivo e destruição dos alimentos recordados, para impedir que eles fluam para o mercado novamente.No entanto, os produtores de alimentos podem continuar sendo vendidos por causa dos alimentos, sinais ou instruções recordadas que não atendem aos padrões de segurança alimentar, e os produtores de alimentos podem continuar sendo vendidos quando tomam medidas corretivas e garantir a segurança alimentar; aos consumidores ao vender.

    Os produtores e operadores de alimentos devem denunciar a recordação e o tratamento de alimentos ao departamento de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar do governo do condado no governo do povo local; relatado com antecedência.O departamento de supervisão de segurança alimentar acredita que, se necessário, a supervisão do local pode ser implementada.

    Se o operador de produção de alimentos não recordar ou interromper a operação de acordo com as disposições deste artigo, o Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar do governo do povo no nível ou acima do condado poderá ordená -lo a recordar ou interromper a operação.

    Artigo 64 O mercado por atacado de produtos agrícolas comestível deve estar equipado com equipamentos de inspeção e inspetores ou agências de inspeção de alimentos confiadas que cumprem essa lei para provar a amostragem de produtos agrícolas comestíveis vendidos no mercado atacadista; Relatório ao Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar.

    Artigo 65 Os vendedores de produtos agrícolas comestíveis devem estabelecer um sistema de registro de check -up para a compra de produtos agrícolas comestíveis e registrar com sinceridade os nomes, quantidade, data de compra e nomes, endereço, endereço de contato e outros conteúdos dos produtos agrícolas comestíveis e Salve vouchers relevantes.Registros e vouchers não devem ser inferiores a seis meses.

    Artigo 66 Os produtos agrícolas comestíveis que entram no mercado usam produtos relacionados a alimentos, como agentes de manutenção fresca, conservantes e outros alimentos e materiais de embalagem durante embalagens, manutenção fresca, armazenamento e transporte, que devem atender aos padrões nacionais de segurança alimentar.

Seção 3 Rótulo, instruções e anúncios

    Artigo 67 Deve haver rótulos na embalagem de alimentos pré -embalados.O rótulo deve ser indicado pelos seguintes assuntos:

    (1) nome, especificações, conteúdo líquido, data de produção;

    (2) ingredientes ou ingredientes;

    (3) o nome, endereço e informações de contato do produtor;

    (4) a vida útil;

    (5) código padrão do produto;

    (6) condições de armazenamento;

    (7) o nome comum dos aditivos alimentares usados ​​nos padrões nacionais;

    (8) número da licença de produção;

    (9) Outros assuntos indicados por leis, regulamentos ou padrões de segurança alimentar.

    Os rótulos para bebês e crianças pequenas e outros grupos específicos também devem indicar os principais ingredientes nutricionais e seu conteúdo.

    Se os padrões nacionais de segurança alimentar tiverem outros regulamentos sobre rotulagem, é estipulado.

    Artigo 68 Os operadores de alimentos vendem alimentos a granel e devem indicar o nome de alimentos, data de produção ou número de lote de produção, vida útil, nome do operador de produção, endereço e informações de contato no contêiner de alimentos a granel, data de produção ou número de lote de produção, prateleira.

    Artigo 69 A produção e os alimentos geneticamente modificados operacionais devem ser significativamente marcados de acordo com os regulamentos.

    Setenta e um Os aditivos alimentares devem ter rótulos, manuais e embalagens.Os rótulos e instruções devem ser afirmados que os assuntos estipulados no artigo 67, parágrafo 1, parágrafo 1, parágrafo 1 desta lei, e o escopo, dosagem e métodos de uso de aditivos alimentares, e no rótulo, e enviam as palavras ” aditivos alimentares”.

    Setenta e um Os rótulos e manuais dos aditivos alimentares e alimentares não devem conter conteúdo falso e não envolverão as funções de prevenção e tratamento de doenças.Os operadores de produção são responsáveis ​​pelo rótulo e manual que ele forneceu.

    Os rótulos e manuais dos aditivos alimentares e alimentares devem ser claros e óbvios.

    Os aditivos alimentares e alimentares não correspondem ao conteúdo de seus rótulos e manuais, não devem ser listados e vendidos.

    Artigo 72 Os operadores de alimentos devem vender alimentos de acordo com os sinais de alerta, descrições de alerta ou precauções marcadas pelo rótulo de alimentos.

    Setenta e três O conteúdo dos anúncios de alimentos deve ser verdadeiro e legal e não deve conter conteúdo falso e não deve envolver funções de prevenção e tratamento de doenças.Os fabricantes de alimentos são responsáveis ​​pela autenticidade e legitimidade do conteúdo de publicidade de alimentos.

    O Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar dos Governos do Povo no nível do condado e em outros departamentos relevantes, bem como as agências de inspeção de alimentos, e as associações da indústria de alimentos não recomendarão alimentos aos consumidores em publicidade ou outras formas.As organizações de consumidores não devem cobrar dos consumidores de recomendar alimentos aos consumidores, coletando taxas ou outros benefícios.

Seção 4 Comida Especial

    Artigo 74 O Estado implementa a supervisão estrita e o gerenciamento de alimentos especiais, como alimentos saudáveis, alimentos especiais de fórmula de uso médico e alimentos para fórmula infantil.

    Artigo 75 Alimentos saudáveis ​​afirmam ter uma base científica para a função de saúde e não devem ter danos agudos, subagudos ou crônicos ao corpo humano.

    O catálogo de alimentos saudáveis ​​e o diretório de funções de saúde que permitem alimentos naturais são formulados, ajustados e anunciados pelo Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar do Conselho de Estado em conjunto com o Departamento Administrativo de Saúde do Conselho de Estado e o Departamento Nacional de Gerenciamento de Medicina Chinesa.

    O diretório de matéria -prima de alimentos naturais deve incluir o nome da matéria -prima, a quantidade e os efeitos correspondentes da matéria -prima; Outra produção de alimentos.

    Artigo 76 Os alimentos naturais que usam matérias -primas fora da matéria -prima alimentares saudáveis ​​e os primeiros alimentos saudáveis ​​importados devem ser registrados pelo Departamento de Supervisão e Administração de Segurança Alimentar do Conselho de Estado.No entanto, se os alimentos saudáveis ​​importados do primeiro tempo pertencem a nutrientes como vitaminas, minerais etc., será relatado ao Departamento de Supervisão e Administração da Segurança Alimentar do Conselho de Estado para registro.Outros alimentos saudáveis ​​devem ser relatados aos departamentos de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar dos governos do povo da província, região autônoma e município diretamente sob o governo central.

    Os alimentos saudáveis ​​importados devem ser produtos que os departamentos competentes de exportadores (regiões) podem ser listados e vendidos.

    Artigo 77 Os alimentos saudáveis ​​que devem ser registrados de acordo com a lei devem ser submetidos aos relatórios de P&D, receitas de produtos, tecnologia de produção, avaliações de segurança e função de saúde, rótulos, manuais e outros materiais e amostras de alimentos saudáveis, e fornecem certificação relevante documentos.Depois que o Departamento de Supervisão e Administração do Conselho Estadual organizou uma revisão técnica, ele pode se registrar se atender aos requisitos de segurança e reivindicações funcionais; .Se os alimentos saudáveis ​​que usam as matérias -primas fora do catálogo de matérias -primas de alimentos saudáveis ​​puderem registrar uma decisão registrada, a matéria -prima será incorporada ao catálogo de matérias -primas de alimentos saudáveis ​​no tempo.

    Os alimentos saudáveis ​​que devem ser arquivados de acordo com a lei devem ser submetidos à fórmula do produto, processo de produção, etiquetas, manuais e materiais que indicam funções de segurança e saúde do produto ao arquivar.

    Artigo 70 O rótulo e as instruções dos alimentos saudáveis ​​não devem envolver a função da prevenção e tratamento da doença. e seu conteúdo, etc., e declarar “este produto não pode substituir o medicamento”.As funções e a composição dos alimentos saudáveis ​​devem ser consistentes com rótulos e manuais.

    Artigo 79 Além das disposições do artigo 73 desta lei, os anúncios de alimentos saudáveis ​​também devem declarar que “este produto não pode substituir os medicamentos”; Províncias da empresa de produção.Os departamentos de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar dos governos do povo das regiões provinciais e autônomas e municípios devem anunciar e atualizar o catálogo admitido de publicidade de alimentos saudáveis ​​e o conteúdo de publicidade aprovado em tempo hábil.

    Artigo 80 A fórmula de uso médico especial alimentos deve ser registrado no Departamento de Supervisão e Administração da Segurança Alimentar do Conselho de Estado.Ao registrar, deve enviar materiais, tecnologia de produção, etiquetas, manuais e materiais que indiquem os efeitos clínicos da segurança do produto, adequação nutricional e uso médico especial.

    Publicidade de alimentos para fórmula de uso médico especial é aplicável à “Lei de publicidade da República Popular da China” e outras leis e regulamentos administrativos sobre a gestão da gestão de publicidade de drogas.

    Artigo 81 Os fabricantes de alimentos para fórmula infantil devem implementar o controle de qualidade de todo o processo, desde matérias -primas até a fábrica, desde o produto acabado até o produto acabado e implementar a inspeção em lote de alimentos alimentares para fórmula infantil para garantir a segurança alimentar.

    Leite fresco, materiais auxiliares e outros materiais alimentares, aditivos alimentares etc. Usados ​​pela produção de alimentos para fórmula infantil e aditivos alimentares devem atender aos requisitos das leis e regulamentos administrativos e padrões nacionais de segurança alimentar para garantir o conteúdo nutricional necessário para o crescimento e desenvolvimento de bebês e crianças pequenas.

    Os fabricantes de alimentos para fórmula infantil devem gravar matérias -primas alimentares, aditivos alimentares, fórmulas de produtos e etiquetas ao departamento de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar do governo do povo da província, região autônoma e município diretamente sob o governo central.

    A fórmula do produto do leite em pó de fórmula infantil deve ser registrada pelo Departamento de Supervisão e Administração de Segurança Alimentar do Conselho de Estado.Ao se registrar, deve enviar o relatório de P&D de fórmula e outros materiais que indicam a segurança e a segurança da fórmula.

    Não é permitido produzir leite em pó de fórmula infantil em um método de embalagem.

    Artigo 82 O registrador ou o gravador de alimentos saudáveis, alimentos especiais de fórmula de uso médico, fórmula infantil em pó ou gravador deve ser responsável pela autenticidade dos materiais enviados.

    Os departamentos de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar do governo do povo no nível provincial ou acima de devem publicar imediatamente os alimentos saudáveis, alimentos especiais de fórmula de uso médico, catálogo de leite em pó de fórmula infantil e manter os segredos de negócios conhecidos por se registrar ou arquivar.

    Alimentos saudáveis, fórmula de uso médico especial, fórmula infantil As empresas de produção de leite em pó devem organizar a produção de acordo com os requisitos técnicos, como fórmulas de produtos registradas ou arquivadas, tecnologia de produção e outros requisitos técnicos.

    Artigo 83 Alimentos saudáveis ​​de produção, alimentos especiais de fórmula de uso médico, alimentos para fórmula infantil e outros alimentos principais e auxiliares dedicados a pessoas específicas devem estabelecer um sistema de gestão da qualidade da produção que seja compatível com os alimentos produzidos de acordo com os requisitos de boas especificações de produção do sistema conduz a auto -inspeção para garantir sua operação eficaz e enviar um relatório de auto -inspeção ao Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar do governo do povo no nível do condado.

Capítulo 5 Inspeção alimentar

    Artigo 84 As agências de inspeção alimentar só podem se envolver em atividades de inspeção alimentar após a obtenção de qualificações de acordo com a certificação e reconhecimento nacionais.No entanto, exceto pela lei.

    As condições de identificação de qualificação e as especificações de inspeção da Agência de Inspeção de Alimentos devem ser estipuladas pelo Departamento de Supervisão e Administração da Segurança Alimentar do Conselho de Estado.

    O relatório de inspeção emitido pelas agências de inspeção alimentar estipulado nesta lei tem o mesmo efeito.

    Os governos do povo no nível do condado ou acima do condado devem integrar recursos de inspeção alimentar para alcançar o compartilhamento de recursos.

    Artigo 85 A inspeção alimentar é realizada independentemente pelo inspetor designado pela Agência de Inspeção de Alimentos.

    O inspetor deve inspecionar alimentos de acordo com as leis e regulamentos relevantes e de acordo com os padrões de segurança alimentar e as especificações de inspeção, respeitar a ciência, cumprir pela ética profissional e garantir que os dados e conclusões de inspeção sejam objetivos e justos e não deve ser emitido para relatórios de inspeção falsa.

    Artigo 86 A inspeção alimentar e a implementação de agências e inspetores de inspeção alimentar são responsáveis.O relatório de inspeção alimentar deve ser carimbado com o selo oficial da Agência de Inspeção de Alimentos, e há uma assinatura ou selo do inspetor.As agências e inspetores de inspeção de alimentos são responsáveis ​​pelo relatório de inspeção alimentar emitido.

    Artigo 87 O Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar do governo do povo no nível ou acima do condado deve conduzir inspeções regulares ou irregulares de amostragem sobre alimentos e anunciar os resultados de inspeção de acordo com os regulamentos relevantes.Para inspeções de amostragem, as amostras que devem ser extraídas devem ser compradas e as agências de inspeção alimentar que cumprem essa lei devem ser inspecionadas e pagas os custos relevantes;

    Artigo 88 Se a conclusão de inspeção for objetava de acordo com as disposições desta lei, a produção e os operadores poderão implementar o teste de amostragem dentro de sete dias úteis a partir da data de recebimento da conclusão do teste. Determinado aleatoriamente pelo Departamento de Supervisão e Administração da Segurança Alimentar da Aceitação do Pedido de Re -Inspeção no anúncio da Agência de Re -Inspeção.A conclusão de re -inspeção emitida pela agência de re -inspeção é a conclusão final de inspeção.A agência de re -inspeção e a agência de inspeção inicial não serão a mesma agência.A lista de agências de re -inspeção é anunciada em conjunto pela certificação e reconhecimento do Conselho de Estado, supervisão e gerenciamento, supervisão e gerenciamento de segurança alimentar, Administração de Saúde, Administração Agrícola e outros departamentos.

    O uso de regulamentos nacionais para realizar inspeções aleatórias e detecção de produtos agrícolas comestíveis.A re -inspeção não deve adotar métodos de teste rápido.

    Artigo 89 As empresas de produção de alimentos podem inspecionar os alimentos que produzem, ou também podem confiar as agências de inspeção de alimentos que cumpriram esta lei para inspeção.

    Se as associações da indústria de alimentos e associações de consumidores e outras organizações e consumidores precisarem confiar agências de inspeção de alimentos para inspecionar os alimentos, eles devem comissionar as instituições de inspeção alimentar que cumprirem essa lei.

    Artigo noventa A inspeção de aditivos alimentares se aplica às disposições da inspeção alimentar desta lei.

Capítulo 6 Importação e exportação de alimentos

    Artigo 91 Os departamentos estaduais de entrada e inspeção de saída e quarentena devem supervisionar e gerenciar as importações e exportar a segurança alimentar.

    Artigo 92 Alimentos importados, aditivos alimentares e produtos relacionados a alimentos devem atender aos padrões nacionais de segurança alimentar em meu país.

    Os aditivos importados de alimentos e alimentos devem aprovar as agências de inspeção e quarentena de entrada de entrada, de acordo com as disposições das leis e regulamentos administrativos relevantes da inspeção de commodities de importação e exportação.

    Os aditivos importados de alimentos e alimentos devem seguir os requisitos do departamento nacional de inspeção e quarentena de entrada de entrada, de acordo com a solicitação do departamento nacional de entrada e inspeção de saída e quarentena.

    Artigo 93 Os alimentos sem padrões nacionais de segurança alimentar são baseados em exportadores estrangeiros, fabricantes estrangeiros ou importadores confiados aos padrões de países relevantes (regiões) do Conselho de Estado ou padrões internacionais para implementar o Departamento Administrativo da Saúde do Conselho de Estado.O Departamento Administrativo da Saúde do Conselho de Estado analisa os padrões relevantes e acredita que, se atender aos requisitos de segurança alimentar, será aplicado temporariamente e formulará os padrões nacionais correspondentes para a segurança alimentar em tempo hábil.As novas variedades de alimentos ou aditivos alimentares importados e novos produtos relacionados a alimentos produzidos pela importação e uso de novas matérias -primas alimentares devem ser tratadas de acordo com as disposições do artigo 37 desta lei.

    De acordo com os requisitos do Departamento Administrativo de Saúde do Conselho de Estado, as agências de inspeção e quarentena de entrada e saída inspecionam os alimentos, aditivos alimentares e produtos relacionados a alimentos estipulados no parágrafo anterior.Os resultados do teste devem ser tornados públicos.

    Artigo 94 Exportadores estrangeiros e fabricantes estrangeiros devem garantir que alimentos, aditivos alimentares, produtos relacionados a alimentos exportados para o meu país atendam às leis e requisitos de outras leis relevantes e regulamentos administrativos e padrões nacionais de segurança alimentar

    Os importadores devem estabelecer um sistema para o sistema de revisão de exportadores estrangeiros e fabricantes estrangeiros para se concentrar na revisão do conteúdo especificado no parágrafo anterior;

    Verificou -se que os alimentos importados não atendem aos padrões nacionais de segurança alimentar em meu país ou têm evidências para provar que pode colocar em risco a saúde humana.

    Artigo 95 Os incidentes de segurança alimentar ocorreram no exterior podem ter um impacto no meu país, ou se problemas graves de segurança alimentar forem encontrados em alimentos importados, aditivos alimentares e produtos relacionados a alimentos, a inspeção de entrada e saída do estado e departamento de quarentena deve assumir riscos de alerta ou controle precoce Medidas em tempo hábil e para o Conselho de Estado para a supervisão e gerenciamento de segurança alimentar do Conselho de Estado, Administração de Saúde e Departamento Administrativo Agrícola.Os departamentos que recebem a notificação devem tomar medidas correspondentes em tempo hábil.

    O Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar do governo do povo no nível ou acima do condado deve supervisionar e gerenciar a implementação de aditivos importados de alimentos e alimentos vendidos no mercado doméstico.Se houver um problema sério de segurança alimentar, o Departamento de Supervisão e Administração da Segurança Alimentar do Conselho de Estado informará imediatamente a entrada e saída de saída do estado e departamento de quarentena.O Departamento de Inspeção de Imigração e Quarentena do Estado tomará medidas correspondentes em tempo hábil.

    Artigo 96 Exportadores ou agentes ou importadores que exportam alimentos em meu país devem ser arquivados no Departamento Nacional de Inspeção e Quarentena de Entrada.Os fabricantes de alimentos no exterior que exportam alimentos em meu país devem ser registrados no Departamento Nacional de Inspeção e Quarentena.Se um fabricante de alimentos no exterior registrado fornecer materiais falsos ou se causar um grande acidente de segurança alimentar devido a seus próprios motivos, a entrada de estado e a inspeção de saída e o departamento de quarentena retirará o registro e o anunciará.

    O departamento nacional de entrada e inspeção de saída e quarentena anunciará regularmente a lista de exportadores, agentes, importadores e fabricantes de alimentos no exterior que gravaram.

    Artigo 97 Alimentos pré -embalados e aditivos alimentares importados devem ter rótulos chineses; se houver um manual de acordo com a lei, deve haver instruções chinesas.O rótulo e as instruções devem atender aos requisitos desta lei e de outras leis e regulamentos administrativos relevantes em meu país e os requisitos dos padrões nacionais de segurança alimentar, e estipularem que a origem dos alimentos e o nome, endereço e informações de contato dos agentes domésticos .Se o alimento pré -embalado não tiver rótulos chineses, manuais ou rótulos chineses e instruções, não deverá ser importado.

    Artigo 98 Os importadores devem estabelecer um sistema de alimentos, importações de aditivos alimentares e registros de vendas e registrar com sinceridade os nomes, especificações, quantidades, data de produção, produção ou importação em lote de aditivos de alimentos e alimentos, data de namoro e outros conteúdos e salvar comprovantes relevantes.Registros e vouchers devem cumprir as disposições do artigo 50, parágrafo 2 desta lei.

    Artigo 99 Os fabricantes de alimentos de exportação devem garantir que seus alimentos de exportação atendam aos requisitos de padrões ou contratos dos países importadores (regiões).

    As empresas de produção de alimentos para exportação e exportar matérias -primas e fazendas devem ser arquivadas nos departamentos nacionais de inspeção e quarentena de entrada de entrada.

    Cem O Departamento de Inspeção e Quarentena de Entrada e Saída do Estado deve coletar e resumir as seguintes informações de Importação e Segurança Alimentar e informar departamentos, instituições e empresas relevantes em tempo hábil:

    (1) as agências de inspeção e quarentena de entrada -Exgressão para implementar informações de segurança alimentar descobertas por importação e exportação de alimentos para inspeção e quarentena;

    (2) informações de segurança alimentar importadas refletidas por organizações e consumidores, como a Associação da Indústria de Alimentos e a Associação de Consumidores;

    (3) Risco Informações de Aviso precoce emitidas por organizações internacionais, agências governamentais estrangeiras e outras informações de segurança alimentar, bem como informações de segurança alimentar refletidas por organizações e consumidores, como associações da indústria de alimentos no exterior;

    (4) Outras informações sobre segurança alimentar.

    O Departamento de Inspeção e Quarentena de Entrada e Saída do Estado implementará gerenciamento de crédito, estabelecerá registros de crédito, estabelecer registros de crédito e anunciá -los de acordo com a lei.Importadores, exportadores e fabricantes de alimentos para exportação com maus registros devem fortalecer a inspeção e a quarentena de sua importação e exportar alimentos.

    1001 O Departamento de Inspeção e Quarentena de Entrada e Saída do Estado pode avaliar e revisar o sistema de gerenciamento de segurança alimentar e o status de segurança alimentar dos alimentos exportados para alimentos em meu país e determinar os requisitos de inspeção e quarentena correspondentes de acordo com os resultados dos resultados da avaliação e revisão.

Capítulo VII Resposta de Acidentes de Segurança Alimentar

    Artigo 1002 O Conselho Estadual organizou um plano de emergência de acidentes nacionais de segurança alimentar.

    Os governos da população local no nível ou acima do condado devem formular planos de emergência para acidentes de segurança alimentar em suas próprias regiões administrativas, de acordo com as disposições de leis e regulamentos relevantes e a situação real dos acidentes de segurança alimentar e a situação real da área administrativa. Registro.

    O plano de emergência dos acidentes de segurança alimentar deve regular os graus de acidentes de segurança alimentar, o sistema de comando organizacional e as responsabilidades do depósito de acidentes, mecanismo de prevenção e alerta precoce, procedimentos de descarte e medidas de garantia de emergência.

    As empresas de produção e operação de alimentos devem formular um plano de descarte de acidentes de segurança alimentar, verificar regularmente a implementação de várias medidas de prevenção de segurança alimentar na empresa e eliminar os perigos ocultos dos acidentes em tempo hábil.

    1003 As unidades que ocorrem nos acidentes de segurança alimentar devem tomar medidas imediatamente para impedir que o acidente se expanda.As unidades de incidentes e unidades que recebem pacientes devem se reportar prontamente à supervisão de segurança alimentar e gerenciamento do governo do povo de nível do condado e do Departamento Administrativo de Saúde do Governo Popular de Nível do Condado em tempo hábil.

    A Administração Agrícola e outros departamentos do governo do povo no nível ou acima do condado descobriram que os acidentes de segurança alimentar ou receberam um relatório do acidente em supervisão e administração diária deverão relatar imediatamente o departamento de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar do mesmo nível.

    Se ocorrer um acidente de segurança alimentar, o Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar do Governo do Povo no Nível do Condado deverá se reportar ao Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar dos Governos Populares e dos Governos Populares em nível superior, de acordo com as disposições do plano de emergência.O Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar do Governo do Povo de Nível do Condado e os governos de nível superior de nível superior devem ser relatados de acordo com os regulamentos do Plano de Emergência.

    Nenhuma unidade ou indivíduo pode ocultar, relatar ou relatar os acidentes de segurança alimentar e não pode se esconder, forjar ou destruir evidências relevantes.

    1004 Se uma instituição médica concluir que os pacientes que recebem são pacientes com doenças baseadas em alimentos ou suspeitos de pacientes, eles deverão relatar informações relevantes ao Departamento Administrativo da Saúde do governo da Povo Local em tempo hábil, de acordo com os regulamentos.Se o Departamento Administrativo da Saúde do governo do povo de nível do condado acreditar que está relacionado à segurança alimentar, o Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar do mesmo nível será notificado em tempo hábil.

    O Departamento Administrativo da Saúde do Governo do Povo no nível ou acima do condado encontrou informações relacionadas à segurança alimentar na investigação e tratamento de doenças infecciosas ou outras emergências, e o Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar do mesmo nível deve ser notificado em um tempo oportuno maneiras.

    1005 Depois de receber um relatório dos acidentes de segurança alimentar do governo do povo no nível ou acima do condado, eles devem investigar imediatamente e lidar com a Administração de Saúde, a Administração Agrícola e outros departamentos no mesmo nível e tomar as seguintes medidas para prevenir ou reduzir dano social:

    (1) realizar trabalhos de resgate de emergência e organizar o tratamento de pessoas que causaram ferimentos pessoais devido a acidentes de segurança alimentar;

    (2) alimentos e matérias -primas que podem causar acidentes de segurança alimentar podem ser realizados imediatamente;

    (3) produtos relacionados a alimentos contaminados de vedação e pedidos e desinfecções;

    (4) Faça um bom trabalho na liberação de informações, publique acidentes de segurança alimentar e seu tratamento de acordo com a lei e explique e explique os perigos que podem ser gerados.

    Se um acidente de segurança alimentar precisar iniciar um plano de emergência, os governos do povo no nível do condado ou acima do condado estabelecerão imediatamente uma agência de comando de descarte de acidentes para iniciar planos de emergência e lidar com as disposições dos parágrafos anteriores e planos de emergência.

    No caso de um acidente de segurança alimentar, as instituições de prevenção e controle no nível do município devem realizar o tratamento higiênico do local do acidente e conduzir uma pesquisa epidêmica de fatores relacionados ao acidente.As instituições de prevenção e controle no nível do condado devem enviar um relatório de pesquisa epidemiológica à supervisão de segurança alimentar e departamentos administrativos de gestão e saúde no mesmo nível.

    1006 No caso de um acidente de segurança alimentar, o Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar do Governo do Povo no nível municipal deve realizar imediatamente uma investigação de responsabilidade de acidentes com os departamentos relevantes, instar os departamentos relevantes a executar suas funções e a alimento Departamentos de Supervisão de Segurança e Gerenciamento do governo do povo no povo no mesmo nível e nos governos do povo, no nível superior, um relatório sobre investigação e manuseio de responsabilidade de acidentes.

    Os principais acidentes de segurança alimentar envolvendo duas ou mais províncias, regiões autônomas e municípios devem ser investigadas pelo Departamento de Supervisão e Administração de Segurança Alimentar do Conselho de Estado, de acordo com as disposições dos parágrafos anteriores.

    1007 Para investigar os acidentes de segurança alimentar, devemos aderir aos princípios de buscar a verdade dos fatos e respeitar a ciência, oportuna e precisa para descobrir a natureza e as causas do acidente, identificar a responsabilidade do acidente e propor medidas de retificação.

    Além de investigar os acidentes de segurança alimentar, além de identificar as responsabilidades da unidade de acidentes, a responsabilidade dos departamentos de supervisão e gerenciamento, agências de inspeção alimentar, agências de certificação e sua equipe devem ser encontradas.

    1008 O departamento de investigação de acidentes de segurança alimentar tem o direito de entender a situação relacionada ao acidente de unidades e indivíduos relevantes e requer informações e amostras relevantes.Unidades e indivíduos relevantes devem cooperar e fornecer informações e amostras relevantes, conforme necessário.

    Qualquer unidade ou indivíduo não deve obstruir ou interferir na investigação de acidentes de segurança alimentar.

Capítulo 8 Supervisão e Gerenciamento

    1009 Os departamentos de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar do governo do povo no nível ou acima do condado determinam a chave, métodos e frequência de supervisão e gerenciamento com base no monitoramento de riscos de segurança alimentar, resultados de avaliação de riscos e condições de segurança alimentar e implementam o gerenciamento de classificação de riscos.

    Os governos da população local no nível do condado organizam supervisão e gerenciamento de segurança alimentar, administração agrícola e outros departamentos para formular planos de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar em suas próprias regiões administrativas e anunciar e organizar a implementação para a sociedade.

    O plano de supervisão e gerenciamento anual de segurança alimentar deve tomar os seguintes assuntos como foco de supervisão e gerenciamento:

    (1) os principais alimentos para bebês e crianças pequenas e outros grupos específicos;

    (2) o comportamento adicionado na produção de alimentos saudáveis ​​e produção organizacional de acordo com os requisitos técnicos de registro ou arquivamento, o rótulo, as instruções e os materiais publicitários dos alimentos saudáveis;

    (3) produção de alimentos e operadores com maior risco de acidentes de segurança alimentar;

    (4) Os resultados do monitoramento de risco de segurança alimentar mostram que pode haver possibilidades de riscos à segurança alimentar.

    Artigo 100 O Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar do Governo do Povo no nível ou acima do condado cumpre os deveres de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar e tem o direito de tomar as seguintes medidas para supervisionar e inspecionar a produção e os operadores cumprem a situação disso lei:

    (1) digite a inspeção do local dos locais de produção e operação;

    (2) inspeção de amostra de alimentos, aditivos alimentares e produtos relacionados a alimentos para produção e operação;

    (3) verifique e copie informações relevantes sobre contratos, contas, livros e outras informações relevantes;

    (4) ver evidências de ver e convulsões prova que ela não atende aos padrões de segurança alimentar ou tem evidências para provar que existem riscos e alimentos ocultos, aditivos alimentares e produtos relacionados a alimentos para produção e operação ilegais;

    (5) Confira o local onde as atividades ilegais de produção e operação estão envolvidas nas atividades de produção e operação.

    Artigo 111 Os resultados da avaliação do risco de segurança alimentar provam que os riscos de segurança alimentar são necessários e os padrões de segurança alimentar precisam ser formulados e revisados. O Conselho Estadual estipulou nas extremidades limitadas temporárias e nas substâncias nocivas nos alimentos.

    Artigo 112 O Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar dos Governos do Povo no nível ou acima do condado pode usar a regulamentação nacional de métodos de teste rápido na supervisão e gerenciamento de segurança alimentar.

    Os alimentos que podem não cumprir os padrões de segurança alimentar para testes de inspeção aleatória devem ser inspecionados de acordo com as disposições do artigo 87 desta lei.Se os resultados da verificação e teste do ponto determinarem que os alimentos não são cumpridos com os padrões de segurança alimentar, ele poderá ser usado como base para penalidades administrativas.

    Artigo 113 O Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar do governo do povo no nível ou acima do condado deve estabelecer arquivos de crédito de segurança alimentar para a produção e operadores de alimentos, registrar a emissão de licenças, resultados diários de supervisão e inspeção e investigação e punição de atos ilegais e os operadores aumentam a frequência de supervisão e inspeção.

    Artigo 114 No processo de produção e operação de alimentos, há perigos ocultos da segurança alimentar. pessoa encarregada dos operadores de produção de alimentos.A produção de alimentos e os operadores devem tomar medidas imediatamente para corrigir e eliminar os perigos ocultos.Entrevistas de responsabilidade e retificação devem ser incluídas nos arquivos de segurança e crédito alimentares para produção e operadores de alimentos.

    Artigo 115 Os departamentos de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar dos governos do povo no nível do condado ou acima do condado devem anunciar o endereço de e -mail ou o número de telefone de seus departamentos e aceitar consultas, reclamações e relatórios.Após receber consultas, reclamações e relatórios, aqueles que pertencem aos deveres da sede devem ser aceitos e respondidos, verificados e tratados no tempo dentro do período estatutário; Seja transferido para os departamentos com o direito de lidar, repórter.As autoridades com o direito de lidar serão tratadas em tempo hábil dentro do período estatutário e não devem ser pressionadas.Relate o repórter para verificação.

    Os departamentos relevantes devem manter as informações confidenciais sobre as informações do repórter e proteger os direitos e interesses legítimos do repórter.Se o repórter relatar a empresa onde a empresa estiver localizada, a Companhia não poderá aliviar ou alterar o contrato de trabalho ou outros métodos para retaliar contra o repórter.

    Artigo 116 Os departamentos de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar dos governos do povo no nível ou acima do condado devem fortalecer o treinamento de leis, regulamentos, padrões e conhecimentos profissionais e capacidades profissionais e capacidades policiais do pessoal da aplicação da lei e organizar a avaliação.Aqueles que não têm conhecimento e capacidade correspondentes não devem se envolver na aplicação da lei de segurança alimentar.

    Operadores de produção de alimentos, associações da indústria de alimentos, associações de consumidores etc. descobriram que os agentes da lei de segurança de alimentos violaram leis e regulamentos e comportamentos irregulares da aplicação da lei no departamento de processo ou agências de supervisão reclamadas e relataram.Os departamentos ou agências que recebem reclamações e relatórios devem verificar e denunciá -las ao departamento onde estão localizados o pessoal da lei de segurança alimentar; regulamentos.

    Artigo 117 Os departamentos de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar no nível do condado não descobriram o risco sistêmico de segurança alimentar no tempo e não eliminaram os perigos ocultos da segurança alimentar na área de supervisão e gerenciamento em tempo hábil, e os governos do povo no A classe pode entrevistar suas principais pessoas responsáveis.

    Se o governo da população local não cumprir os deveres da segurança alimentar e não eliminar os perigos ocultos da grande segurança alimentar regional a tempo, o governo do povo de nível superior poderá entrevistar suas principais pessoas responsáveis.

    Os departamentos de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar entrevistados e os governos da população local devem tomar imediatamente medidas para corrigir a supervisão e a gestão da segurança alimentar.

    Entrevistas de responsabilidade e retificação devem ser incluídas nos registros de avaliação e avaliação da supervisão de segurança alimentar e gerenciamento dos governos da população local e departamentos relevantes.

    Artigo 118 O Estado estabelece uma plataforma unificada de informações de segurança alimentar e implementa um sistema de publicação unificado para informações sobre segurança alimentar.A situação geral de segurança nacional de segurança alimentar, informações sobre o risco de segurança alimentar, os principais acidentes de segurança alimentar e as informações de processamento de investigação e outras informações que o Conselho de Estado é determinado pelo Conselho de Estado é anunciado uniformemente pelo Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar do Conselho de Estado.Se o impacto das informações de alerta de risco à segurança alimentar e dos principais acidentes de segurança alimentar e suas informações de processamento de investigação forem limitadas a áreas específicas, os departamentos de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar do governo do povo das províncias relevantes, regiões autônomas e municípios puderem ser anunciadas.As informações acima não devem ser divulgadas sem autorização.

    Supervisão de segurança alimentar e gerenciamento dos governos das pessoas no nível do condado ou acima do condado, e o Departamento Administrativo Agrícola anunciou as informações diárias de supervisão e gerenciamento da segurança alimentar de acordo com suas respectivas responsabilidades.

    A publicação de informações sobre segurança alimentar deve ser explicações precisas, oportunas e necessárias para evitar consumidores e opiniões públicas enganosas.

    Artigo 119 Departamentos Administrativos de Supervisão e Gestão da Saúde e Administração de Saúde no nível do condado ou acima do nível do condado são informados das informações que exigem uniformemente as disposições desta lei. O Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar do Conselho de Estado deve ser relatado à Autoridade Superior.

    Departamentos Administrativos de Supervisão e Gestão de Segurança Alimentar, Administração de Saúde e Administração Agrícola nos governos do povo no nível ou acima do nível do condado, notificarão as informações de segurança alimentar aprendidas uma da outra.

    Artigo 120 Nenhuma unidade ou indivíduo pode ser fabricado ou distribuído informações falsas sobre segurança alimentar.

    O Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar do Governo do Povo no nível ou acima do condado constatou que as informações de segurança alimentar que podem enganar os consumidores e a opinião pública devem organizar imediatamente departamentos relevantes, instituições profissionais, produção e operadores de alimentos relacionados etc. para verificar e analisar e anunciar os resultados em tempo hábil.

    Artigo 121 Os departamentos de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar dos governos do povo no nível do condado ou acima do condado constatam que os suspeitos de crimes de segurança alimentar devem ser transferidos para os órgãos de segurança pública em tempo hábil, de acordo com os regulamentos relevantes.Os órgãos de segurança pública devem ser revisados ​​em tempo hábil para a transferência da transferência;

    Durante a investigação de casos criminais de segurança alimentar, os órgãos de segurança pública acreditavam que não havia fatos criminais, ou os fatos do crime eram significativamente leves. De acordo com a lei, o caso será transferido para as autoridades de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar e as autoridades de supervisão em tempo hábil.

    Se os órgãos de segurança pública convidarem a supervisão e a gestão da segurança alimentar, o ambiente ecológico e outros departamentos para fornecer conclusões de inspeção, opiniões de identificação e assistência aos itens envolvidos no caso, os departamentos relevantes devem prestar assistência oportuna para ajudar.

Capítulo 9 Responsabilidade Legal

    Artigo 122 Em violação às disposições desta lei, aqueles que não obtiveram licenças de produção e operação de alimentos estão envolvidos em atividades de produção e operação de alimentos, ou aqueles que não obtiveram licenças de produção aditiva de alimentos estão envolvidos em atividades de produção aditiva de alimentos, devem ser confiscadas por O Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar do governo do povo no nível do condado, aditivos alimentares, alimentos e ferramentas, equipamentos, matérias -primas e outros itens usados ​​para produção e operação ilegais; e operação e operação, o valor inferior a 10.000 yuan e uma multa de mais de 100.000 yuan ou menos; se o valor for superior a 10.000 yuan, será multado mais de dez vezes o valor dos bens.

    Sabendo que atos ilegais estipulados no parágrafo anterior ainda lhes fornecem locais de produção e operação ou outras condições, o Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar do governo do povo no nível ou acima do condado ou ordem ilegal, confisque a renda ilegal e a 50.000 Yuan e 100.000 yuan.

    Artigo 123 Em violação às disposições desta lei, uma das seguintes circunstâncias, se não constituir um crime, o departamento de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar do governo do povo no nível ou acima do condado confisca renda ilegal e produção e operação ilegais, e Não pode coletar ferramentas e equipamentos para a produção e operação ilegal. O valor das mercadorias é de 10.000 yuan, o valor das mercadorias é mais de quinze vezes ou mais as multas de menos de trinta vezes; Os órgãos de segurança pública diretamente responsáveis ​​pela pessoa responsável e outras pessoas diretamente responsáveis.

    (1) Use ingredientes não alimentares para produzir alimentos, adicionar produtos químicos além de aditivos alimentares aos alimentos e outras substâncias que podem colocar em risco a saúde humana ou usar alimentos reciclados como matérias -primas ou operar os alimentos acima;

    (2) a produção e operação de nutrientes não atende aos padrões de segurança alimentar para alimentos principais e auxiliares de bebês e crianças e outros grupos específicos;

    (3) aves, animais, animais, carnes aquáticas com morte desconhecida, envenenamento ou causas desconhecidas, ou produção e operação de seus produtos;

    (4) estudo de carne que não conduz quarentena ou quarentena de acordo com os regulamentos ou produz e operar produtos de carne que não foram inspecionados ou inspecionados em não qualificado;

    (5) alimentos proibidos de produção e operações para impedir a prevenção de doenças na produção e operações;

    (6) Alimentos que adicionam medicamentos para produção e operação.

    Sabendo que atos ilegais estipulados no parágrafo anterior ainda lhes fornecem locais de produção e operação ou outras condições, o Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar do governo do povo no nível ou acima do condado ou ordem ilegal atos, confisque a renda ilegal e ser 100.000 Yuan e mais de 200.000 se uma multa abaixo do yuan;

    Se os pesticidas venenosos e altamente tóxicos forem usados ​​ilegalmente, além da punição de acordo com as leis e regulamentos relevantes, os órgãos de segurança pública poderão ser detidos de acordo com as disposições do primeiro parágrafo.

    Artigo 124 Em violação às disposições desta lei, uma das seguintes circunstâncias, se não constituir um crime, o Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar dos Governos Populares no nível do condado ou acima do condado confisca renda ilegal e aditivos alimentares que produzem ilegalmente e Opera a produção e operação ilegal. Menos de duas vezes; se as circunstâncias são graves, a licença é revogada:

    (1) microorganismos portáteis de produção e operação, resíduos de pesticidas, resíduos de medicamentos veterinários, toxinas biológicas, metais pesados ​​e outros poluentes, além de outras substâncias que colocam em risco a saúde humana do que os padrões de segurança alimentar para os padrões de segurança de alimentos;

    (2) Use matérias -primas alimentares, aditivos alimentares para produzir alimentos, aditivos alimentares ou opere os aditivos de alimentos e alimentos acima;

    (3) alimentos que usam aditivos alimentares na produção e operação de excesso e superestimlits;

    (4) alimentos e aditivos alimentares que produzem e operam corrupção, ácidos graxos, insetos mofados, sujos e impuros, misturados com corpos estranhos, traços adulterados ou mistos ou sensíveis;

    (5) produção e operação marcadas com data de produção falsa, vida útil ou aditivos alimentares que excedem o prazo de validade;

    (6) a produção e operação de alimentos saudáveis, fórmula de uso médico especial, alimentos para fórmula infantil em pó ou requisitos técnicos para fórmulas de produtos registradas, tecnologia de produção e outros requisitos técnicos para produção e operações não são organizados;

    (7) a produção de pó de leite de fórmula infantil em um método de embalagem, ou a mesma fórmula para produzir pó de leite de fórmula infantil de marcas diferentes na mesma fórmula;

    (8) Use novas matérias -primas alimentares para produzir alimentos ou produzir novas variedades de aditivos alimentares e não aprovar a avaliação de segurança;

    (9) A produção e os operadores de alimentos ainda se recusam a recordar ou interromper a operação após o departamento de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar ordenou que eles lembrassem ou parassem a operação.

    Exceto pela situação estipulada nos artigo 123 e 125 desta lei, se a produção e a operação não cumprirem os padrões de alimentos, regulamentos ou segurança alimentar, a produção e a operação serão dadas de acordo com as disposições dos parágrafos anteriores essência

    Para novas variedades de produtos relacionados a alimentos, aqueles que não aprovam a avaliação de segurança ou produzem produtos relacionados a alimentos que não atendem aos padrões de segurança alimentar devem ser punidos pelo Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar do governo do povo ou acima do condado ou acima do condado de acordo com as disposições do primeiro parágrafo.

    Artigo 125 Em violação das disposições desta lei, uma das seguintes circunstâncias, o Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar do governo do povo no nível do condado ou acima do condado confisca renda ilegal e aditivos alimentares que produzem e opera ilegalmente itens elementares ilegais ; O valor do valor de mais de dez ou mais.

    (1) Produção e operação de aditivos de alimentos e alimentos contaminados por materiais de embalagem, recipientes, ferramentas de transporte, etc.

    (2) alimentos pré -embalados, aditivos ou etiquetas alimentares e instruções que não são rotuladas em produção e operação não atendem aos aditivos alimentares e alimentares estipulados nesta lei;

    (3) alimentos GM de produção e operação não são marcados conforme necessário;

    (4) Compra ou uso de matérias -primas, aditivos alimentares e produtos relacionados a alimentos que não atendem aos padrões de segurança alimentar.

    Os rótulos e manuais de aditivos alimentares e alimentos produzidos e operados são defeituosos, mas não afetam a segurança alimentar e não enganam os consumidores.

    Artigo 126 Em violação das disposições desta lei, se houver uma das seguintes circunstâncias, o Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar do governo do povo no nível do condado será ordenado para fazer correções e dar avisos; Correções descontinuam a produção e os negócios até que a licença seja revogada:

    (1) Os produtores aditivos de alimentos e alimentos não testaram as matérias -primas alimentares compradas e aditivos de alimentos e alimentos produzidos pelos alimentos comprados;

    (2) as empresas de produção e operação de alimentos não estabeleceram um sistema de gerenciamento de segurança alimentar de acordo com os regulamentos ou não foram equipados ou treinando ou avaliam o pessoal de gerenciamento de segurança alimentar de acordo com os regulamentos;

    (3) os operadores de produção aditiva de alimentos e alimentos não verificaram a licença e os documentos de certificação relevantes quando adquiriram as mercadorias ou não estabeleceram e cumprirem os registros de inspeção de compra, os registros de inspeção de fábrica e os registros de vendas de acordo com os regulamentos;

    (4) as empresas de produção e operação de alimentos não formularam um plano de descarte de acidentes de segurança alimentar;

    (5) Os recipientes de utensílios de mesa, bebidas e alimentos importados diretamente não são qualificados antes do uso, desinfecção ou limpeza e desinfecção, ou instalações de serviço e equipamentos de serviço não foram mantidos regularmente, limpos e verificados de acordo com os regulamentos;

    (6) Os operadores de produção de alimentos organizam para aqueles que não obtiveram um certificado de saúde ou estipularam pelo Departamento Administrativo de Saúde do Conselho de Estado.

    (7) os operadores de alimentos não venderam alimentos de acordo com os regulamentos;

    (8) os fabricantes de alimentos naturais não registraram a apresentação do Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar de acordo com os regulamentos ou a produção de fórmulas de produtos e processos de produção que não foram registrados de acordo com os regulamentos;

    (9) Os fabricantes de alimentos para fórmula infantil não arquivaram matérias -primas alimentares, aditivos alimentares, fórmulas de produtos, etc. etc. do Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar;

    (10) Os fabricantes especiais de alimentos não estabeleceram um sistema de gestão da qualidade da produção de acordo com os regulamentos e operam efetivamente ou enviar um relatório de auto -inspeção sem regularmente;

    (11) A produção e os operadores de alimentos não verificaram regularmente o status de segurança alimentar, ou as condições de produção e operação mudaram e não são tratadas como regulamentos;

    (12) unidades de jantar concentradas, como escolas, instituições de assistência à infância, instituições de pensão e canteiros de obras, não cumpriram responsabilidades de gerenciamento de segurança alimentar de acordo com os regulamentos;

    (13) Os fabricantes de alimentos e os prestadores de serviços de catering não formularam e implementaram requisitos de controle para o processo de produção e operação de acordo com os regulamentos.

    Utensílios de tabela e utensílios de bebida Unidades de serviço de desinfecção concentradas violaram o uso de água, usam detergentes, agentes de desinfecção ou utensílios de mesa ou bebidas que foram emitidas pela fábrica de acordo com os regulamentos, ou qualificados com desinfecção, ou falharam em marcar a embalagem relacionada relacionada em acordo com os regulamentos.

    Se os produtores de produtos relacionados a alimentos não testarem produtos relacionados a alimentos de acordo com os regulamentos, o Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar do governo do povo no nível ou acima do condado será punido de acordo com as disposições do primeiro parágrafo.

    Se os vendedores de produtos agrícolas comestíveis violarem o artigo 65 da lei, o Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar do governo do povo no nível ou acima do condado será punido de acordo com as disposições do primeiro parágrafo.

    Artigo 127 A punição por atos ilegais de oficinas de produção e processamento de alimentos, fornecedores de alimentos etc. deve ser implementada de acordo com as medidas de gestão específicas formuladas pela província, região autônoma e municípios.

    Artigo 128 Em violação das disposições desta lei, se a unidade de acidentes não lidar ou relatar o acidente de segurança alimentar, as autoridades competentes relevantes serão corrigidas de acordo com suas respectivas responsabilidades e advertem; yuan ou menos;

    Artigo 129 Em violação às disposições desta lei, uma das seguintes circunstâncias deve ser punida pela agência de inspeção e quarentena de inspeção de entrada de acordo com as disposições do artigo 124 da lei:

    (1) fornecer materiais falsos, alimentos importados, aditivos alimentares e produtos relacionados a alimentos que não atendem aos padrões nacionais de segurança alimentar em meu país;

    (2) Alimentos sem padrões nacionais de segurança alimentar, os padrões que não foram submetidos ao submundo e são revisados ​​pelo Departamento Administrativo de Saúde do Conselho de Estado, ou novas variedades importadas de aditivos e produtos relacionados a alimentos produzidos por matérias -primas importadas alimentares Nenhuma avaliação de segurança;

    (3) alimentos que não cumpriram as disposições desta lei;

    (4) Os importadores ainda se recusam a se lembrar depois que as autoridades competentes relevantes ordenam que eles se lembrem de alimentos importados de acordo com as disposições desta lei.

    Em violação das disposições desta lei, se um importador não tiver estabelecido e cumprido com alimentos, importações de aditivos alimentares e registros de vendas, exportadores estrangeiros ou empresas de produção de revisão de sistemas de revisão, as agências de inspeção e quarentena de entrada e quarentena devem ser dadas de acordo com o disposições do artigo 126 desta lei.

    Artigo 130 Em violação das disposições desta lei, os organizadores do mercado de negociação concentrada, do contratante e dos organizadores da sessão de exposição permitem aos operadores de alimentos que não obtiveram a licença de acordo com a lei para entrar no mercado para vender alimentos , ou não cumprir as obrigações, como inspeções e relatórios, e as pessoas das pessoas no nível do condado ou acima do condado, o departamento de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar do governo ordenou a fazer correções, confiscou renda ilegal e impôs uma multa de 50.000 yuan e Mais de 200.000 yuan;

    Se o mercado de atacado agrícola comestível violar as disposições do Artigo 64 desta Lei, assumirá a responsabilidade de acordo com as disposições do parágrafo anterior.

    Artigo 131 Em violação às disposições desta lei, o fornecedor da terceira plataforma de partida de negociação de alimentos on -line não conduz Real -Nome Registro, as licenças de revisão nas operadoras de alimentos on -line ou obrigações que não cumpriram relatórios e param de fornecer plataforma de negociação on -line Serviços. Departamento;

    Se os consumidores comprarem alimentos através de uma terceira plataforma de comércio on -line de alimentos, seus direitos e interesses legítimos serão danificados e poderão pedir compensação ao operador de alimentos ou produtor de alimentos da rede.Se o fornecedor da terceira plataforma de comércio on -line de alimentos não puder fornecer o nome real, endereço e informações de contato eficazes do operador de alimentos da rede, ele será compensado pelo provedor da terceira plataforma da transação de alimentos on -line .Após a compensação para o fornecedor de plataforma da terceira parte do comércio on -line de alimentos, ele tem o direito de se recuperar do operador ou produtor de alimentos da rede.Os provedores de plataformas de terceira parte das transações de alimentos on -line são mais propícios aos compromissos do consumidor, e seus compromissos devem ser cumpridos.

    Artigo 132 Em violação das disposições desta lei, se o armazenamento, o transporte e o carregamento de alimentos não puderem ser realizados conforme necessário, os departamentos de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar dos governos do povo no nível ou acima do condado serão ordenados a fazer correções De acordo com suas respectivas responsabilidades.

    Artigo 133 Em violação das disposições desta lei, se os departamentos, instituições e funcionários relevantes de departamentos, instituições e sua equipe relevantes realizarão supervisão e inspeção de segurança alimentar, investigação de acidentes, monitoramento de riscos e avaliação de riscos de acordo com a lei , as autoridades competentes relevantes serão suspensas da produção de acordo com suas respectivas responsabilidades e serão suspensas e suspensas, e serão interrompidas e serão interrompidas e mantidas por mais de 50.000 yuans e menos de 50.000 Yuan; se as circunstâncias são graves, a permissão é revogada;

    Em violação às disposições desta lei, se o repórter reprimir a retaliação com o contrato de trabalho ou outros métodos, deve assumir a responsabilidade de acordo com as leis relevantes.

    Artigo 134 Os produtores e operadores de alimentos se acumularam três vezes em um ano devido a violações das disposições desta lei e foram condenadas a interromper a produção e a suspensão dos negócios e a revogação de licenças, e o departamento de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar ordenou a suspensão da produção e suspensão até que A licença foi revogada.

    Artigo 135 Produtores e operadores de alimentos que foram revogados, seus representantes legais, a pessoa encarregada da responsabilidade direta e outras pessoas responsáveis ​​diretos não devem solicitar licenças de produção e operação alimentares dentro de cinco anos a partir da data da decisão da punição ou se envolver em Trabalhos de produção e gerenciamento de alimentos, servem como pessoal de produção e operação de alimentos, pessoal de gerenciamento de segurança de alimentos.

    Aqueles que foram condenados a mais do que prisão por crimes de segurança alimentar não devem se envolver na produção de alimentos e gerenciamento de gestão, nem podem se envolver em pessoal de gerenciamento de segurança alimentar para produção e operação de alimentos para a vida.

    Se os funcionários do empregador dos fabricantes de alimentos violarem as duas primeiras disposições, o departamento de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar do governo do povo no nível do condado será revogado.

    Artigo 136 Os operadores de alimentos cumpriram as obrigações como a inspeção de compra estipulada nesta lei. atender aos padrões de segurança alimentar;

    Artigo 137 Ao violar as disposições dessas leis, instituições técnicas e pessoal técnico que realizam o monitoramento de riscos e a avaliação de riscos de segurança alimentar fornecem informações de monitoramento e avaliação falsas, e os supervisores e técnicos diretamente responsáveis ​​por instituições técnicas devem ser julgadas e demitidas; concederam suas qualificações revogar o certificado de prática.

    Artigo 138 Em violação às disposições desta lei, se as agências de inspeção alimentar e os inspetores alimentares emitem relatórios de inspeção falsa, as autoridades ou instituições competentes que concedem suas qualificações retirarão as qualificações da instituição de inspeção alimentar, confiscar os custos de inspeção cobrados e serem mais de cinco vezes os custos de inspeção. despedido.

    Em violação às disposições desta lei, o pessoal que foi expulso para instituições de inspeção alimentar não se envolverá no trabalho de inspeção alimentar dentro de dez anos a partir da data da decisão de tomar decisões; Violações de segurança ou devido a relatórios de inspeção falsa.Qualquer pessoa que contratar a Agência de Inspeção de Alimentos não se envolva em trabalhos de inspeção alimentar deve retirar suas qualificações ou instituições para revogar as qualificações de inspeção da Agência de Inspeção de Alimentos.

    Se a Agência de Inspeção de Alimentos emitir um relatório de inspeção falsa para danificar os direitos e interesses legítimos dos consumidores, terá responsabilidade conjunta com a produção e os operadores de alimentos.

    Artigo 139 Em violação das disposições desta lei, a agência de certificação emite uma conclusão falsa de certificação de que o departamento de certificação e supervisão de reconhecimento confisca a taxa de certificação recebida e uma multa de menos de dez vezes a taxa de certificação é inferior a 10.000 yuan acima de multas inferiores a 100.000 yuan; que têm responsabilidades diretas.

    Se a Agência de Certificação emitir uma conclusão de certificação falsa para danificar os direitos e interesses legítimos dos consumidores, terá responsabilidade conjunta com a produção e os operadores de alimentos.

    Artigo 140 Em violação das disposições desta lei, no anúncio, publicidade falsa, enganam os consumidores ou publica anúncios de alimentos saudáveis ​​que não obtiveram documentos de aprovação, conteúdo de publicidade e documentos de aprovação, devem ser punidos de acordo com as disposições da “Lei de Publicidade da República Popular da China “.

    Se o operador de publicidade e o design do editor, produzir e liberar anúncios falsos de alimentos e danificar os direitos e interesses legítimos dos consumidores, eles terão responsabilidade conjunta com os fabricantes de alimentos.

    Grupos sociais ou outras organizações, indivíduos e indivíduos recomendam alimentos aos consumidores em anúncios falsos ou outra propaganda falsa para danificar os direitos e interesses legítimos dos consumidores, assumirão a responsabilidade conjunta com a produção e os operadores de alimentos.

    Violando as disposições desta lei, a supervisão e a gestão da segurança alimentar e outros departamentos, agências de inspeção de alimentos e associações da indústria de alimentos recomendam alimentos aos consumidores em anúncios ou outros formulários. benefícios.

    Se a comida é falsamente propagada e as circunstâncias são graves, o Departamento de Supervisão e Gestão de Segurança Alimentar do governo do povo no nível provincial decide suspender a venda da comida e a anunciar para a sociedade; , o Departamento de Supervisão e Gerenciamento de Segurança Alimentar do Governo do Povo no nível ou acima do condado é confiscado renda ilegal e as vendas ilegais vendidas por alimentos serão multadas em 20.000 yuan e 50.000 yuan.

    Artigo 141 Em violação das disposições desta lei, a fabricação e a distribuição de informações falsas sobre segurança alimentar, que constitui uma violação da gestão da segurança pública, serão punidas pelos órgãos de segurança pública de acordo com a lei.

    Se a mídia fabricou e distribui informações falsas sobre segurança alimentar, as autoridades relevantes serão punidas de acordo com a lei e serão punidas pela pessoa responsável e outras pessoas diretamente responsáveis; será prejudicado pela responsabilidade civil, como influência, restauração da reputação, perda de remuneração e desculpas.

    Artigo 142 Em violação das disposições desta lei, se os governos da população local ou acima do nível do condado tiverem uma das seguintes ações, elas serão punidas pela pessoa responsável e outras pessoas responsáveis ​​diretas; O rebaixamento ou a demissão deve ser dado.

    (1) Para acidentes de segurança alimentar que ocorrem nesta área administrativa, eles não organizam e coordenam os departamentos relevantes para realizar um descarte efetivo com o tempo, causando efeitos ou perdas adversas;

    (2) para questões regionais de segurança alimentar que envolvem vários vínculos nesta área administrativa, não organizam a retificação no tempo, causando efeitos ou perdas adversas;

    (3) ocultar relatórios mentais e relatar acidentes de segurança alimentar;

    (4) Os principais acidentes especiais de segurança alimentar ocorrem nesta área administrativa, ou grandes acidentes de segurança alimentar ocorrem continuamente.

    Artigo 143 Em violação às disposições desta lei, se os governos da população local no nível ou acima do condado tiverem uma das seguintes ações, eles avisam, lembram -se ou lembram -se a serem punidos por pessoas responsáveis ​​diretos e outras pessoas responsáveis ​​diretos;

    (1) Os deveres de supervisão de segurança alimentar e gerenciamento de departamentos relevantes não são determinados e o mecanismo de trabalho e o mecanismo de compartilhamento de informações não são estabelecidos e melhorados por todo o mecanismo de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar.

    (2) O plano de emergência para acidentes de segurança alimentar na área administrativa não formulou um plano de emergência na área administrativa, ou a agência de comando de descarte de acidentes e o plano de emergência foi iniciado após a criação dos acidentes de segurança alimentar.

    Artigo 144 Em violação às disposições desta lei, se a supervisão e gerenciamento de segurança alimentar, Administração de Saúde, Administração Agrícola e outros departamentos do governo do povo no nível ou acima do condado tiverem uma das seguintes ações, elas serão punidas pela pessoa em acusação e outras pessoas diretamente responsáveis;

    (1) ocultar, relatar e relatar acidentes de segurança alimentar;

    (2) não investigar e lidar com acidentes de segurança alimentar de acordo com os regulamentos ou não lidar com os relatórios de acidentes de segurança alimentar com o tempo, fazendo com que o acidente se expanda ou se espalhe;

    (3) Após a avaliação do risco de segurança alimentar, as conclusões inseguras de alimentos, aditivos alimentares e produtos relacionados a alimentos não podem ser levados a tempo.

    (4) permissão para os candidatos que não atendem aos requisitos, ou além da autoridade legal;

    (5) Não cumpre as funções de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar, levando a acidentes de segurança alimentar.

    Artigo 145 Em violação das disposições desta lei, supervisão e gestão de segurança alimentar, Administração de Saúde, Administração Agrícola e outros departamentos nos governos do povo no nível ou acima do condado, têm uma das seguintes ações, causando consequências adversas, para alertar, registrar ou lembrar Os diretores e outros funcionários responsáveis.

    (1) Depois de aprender sobre as informações de segurança alimentar, não se reporte às autoridades superiores e aos governos do povo no mesmo nível, de acordo com os regulamentos, ou não, para se notificar de acordo com os regulamentos;

    (2) as informações de segurança alimentar não são publicadas de acordo com os regulamentos;

    (3) Não cumpre os deveres legais, não coopere com a investigação e punição de violações de segurança alimentar ou abusie de seus poderes, negligencie suas funções e tenha fraude.

    Artigo 146 No processo de cumprir os deveres da supervisão e gerenciamento de segurança alimentar, os departamentos de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar devem implementar medidas de aplicação da lei, como inspeção e inspeções obrigatórias e leis obrigatórias para causar perdas aos fabricantes.

    Artigo 147 Em violação às disposições desta lei e causam danos pessoais, de propriedade ou outros danos, ela deve responsabilizar a compensação de acordo com a lei.Quando a propriedade do fabricante não é suficiente para suportar a responsabilidade pela remuneração civil ao mesmo tempo e pagar a multa ou multa, o passivo de compensação civil é assumido pela primeira vez.

    Artigo 148 Se os consumidores forem danificados por alimentos que não atendem aos padrões de segurança alimentar, eles podem solicitar uma compensação ao operador para compensar perdas ou também podem pedir aos produtores que compensem perdas.O fabricante que recebe a remuneração exigida do consumidor deve implementar o primeiro sistema responsável, pagar primeiro e não deve ser empurrado; A responsabilidade do operador, a compensação de compensação do produtor posteriormente, ele tem o direito de se recuperar do operador.

    A produção de alimentos que não atendem aos padrões de segurança alimentar ou a operação sabe que é um alimento que não atende aos padrões de segurança alimentar. é menor que 1.000 yuan, que é 1.000 yuan.No entanto, os rótulos e manuais dos alimentos têm falhas que não afetam a segurança alimentar e não enganam os consumidores.

    Artigo 149 Em violação às disposições desta lei e constitui um crime, a responsabilidade criminal é investigada de acordo com a lei.

Capítulo 10

    Artigo 100 O significado das seguintes palavras nesta lei:

    Os alimentos referem -se a todos os tipos de produtos acabados e matérias -primas para que as pessoas comerem ou bebam, bem como itens que são alimentos e materiais medicinais chineses de acordo com a tradição, mas excluindo itens para fins de tratamento.

    A segurança alimentar refere -se aos alimentos não -toxicos e inofensivos, que atendem aos requisitos nutricionais que deveriam ter, e não causam danos agudos, subagudos ou crônicos à saúde humana.

    Alimentos pré -embalados referem -se a alimentos que são embalados quantitativamente ou fabricados em materiais e recipientes de embalagem.

    Os aditivos alimentares referem -se à síntese artificial ou substâncias naturais nos alimentos, a fim de melhorar a qualidade e a cor dos alimentos, o aroma, o sabor e as necessidades da tecnologia de preservação, frescura e processamento, incluindo reforços nutricionais.

    Materiais e recipientes embalados usados ​​para alimentos Consulte papel, bambu, madeira, metal, metal, esmalte, cerâmica, plástico, borracha, fibra natural, fibra química, vidro e outros produtos para embalagens, florescendo alimentos ou aditivos alimentares revestidos de aditivos alimentares.

    As ferramentas e equipamentos para produção e operação de alimentos consultem as máquinas, oleodutos, cintos de teletransporte, recipientes, utensílios, utensílios de mesa, etc. de aditivos de alimentos ou alimentos durante a produção, vendas e uso de aditivos alimentares ou alimentares.

    O detergente e a desinfecção usados ​​para alimentos referem -se às substâncias que são usadas diretamente para lavar ou desinfetar alimentos, utensílios de mesa, bebidas e ferramentas, equipamentos ou materiais de embalagem de alimentos e recipientes que são diretamente expostos a alimentos.

    A vida útil dos alimentos refere -se ao prazo para os alimentos manter a qualidade nas condições de armazenamento indicadas.

    As doenças baseadas em alimentos se referem a doenças como infecciosas e toxicidade causadas pelo fator patogênico nos alimentos no corpo humano, incluindo intoxicação alimentar.

    Os acidentes de segurança alimentar se referem a acidentes originários de alimentos, poluição alimentar etc., causados ​​por alimentos, que são prejudiciais ou prejudiciais à saúde humana.

    Artigo 151 Se o gerenciamento de segurança alimentar de alimentos e sal geneticamente modificados não fornecer regulamentos, outras leis e regulamentos administrativos serão aplicados.

    Artigo 152 A gestão da segurança alimentar nas operações ferroviárias e de aviação civil é formulada pelo Departamento de Supervisão e Administração de Segurança Alimentar do Conselho de Estado, de acordo com os departamentos relevantes do Conselho de Estado, de acordo com esta lei.

    As medidas de gestão específicas para alimentos saudáveis ​​devem ser formulados pelo Departamento de Supervisão e Administração da Segurança Alimentar do Conselho de Estado de acordo com esta lei.

    As medidas de gestão específicas para atividades de produção de produtos relacionadas a alimentos devem ser formuladas pelo Departamento de Supervisão e Administração da Segurança Alimentar do Conselho de Estado de acordo com esta lei.

    A supervisão e gerenciamento de alimentos no porto de fronteira devem ser implementados de acordo com as disposições desta lei e leis e regulamentos administrativos relevantes.

    As medidas de gestão da segurança alimentar para alimentos especiais e alimentos autoconfiantes são formulados pela Comissão Militar Central de acordo com esta lei.

    Artigo 153 De acordo com as necessidades reais, o Conselho de Estado pode ajustar o sistema de supervisão e gerenciamento de segurança alimentar.

You May Also Like

More From Author