Todos podem se tornar um parceiro científico

10 min read
O que é pesquisa científica, está estudando livros matemáticos, um experimento no laboratório ou publicando trabalhos de pesquisa científica?Em Xangai, participar de pesquisas científicas está tentando uma “nova definição”, uma comunidade no meio da noite para encontrar uma jornada, ouvindo um dia e até pegando uma borboleta, procurando uma noite com bombeiros, etc., pode se tornar um Experiência de pesquisa científica real.
Legenda: “Citizen Scientists” participando do entusiasmo dos objetos da entrevista (o mesmo abaixo)
Na Conferência de Comunicação de Ciência e Tecnologia de Xangai e Xangai, realizada recentemente, Xangai lançou pela primeira vez o “Projeto Científico de Participação Pública”, que visa construir uma ampla plataforma interativa para a participação pública na ciência para incentivar e guiar os cidadãos a adotar a tecnologia de uma maneira mais profissional, Entre em tecnologia, domine a ciência e a tecnologia do domínio.Entre eles, o “censo do censo” lançado em conjunto pelo terminal florestal de Xangai, na Universidade Fudan e no Centro de Proteção à Natureza da paisagem, forneceu o tipo de imaginação do NN para os cidadãos de Xangai abrirem projetos científicos de participação pública desde 2019.
O lele de 10 anos está particularmente interessado em animais selvagens desde que era criança.No entanto, a ciência no pódio é um pouco alta, e os gráficos científicos populares no quadro de exposições também estão fora de alcance. crianças mais próximas da ciência.
Torne -se parceiro de trabalho de um cientista.Chen Tao é um carpinteiro com artesanato ancestral de madeira.Ele estudou fotografia, filmou especialmente vários insetos e participou ativamente das atividades científicas de muitos cidadãos.
“Acumulamos mais de 1.000 parceiros orientados para o cidadão como Lele e Chen Tao”. “E essa também é a fonte mais antiga de motivação para Wang Fang lançar o projeto Civic Science “Censius Census”.
Mais de 80 câmeras infravermelhas
Em 2019, Wang Fang, que acabou de ingressar na Fudan University, percebeu que havia muitos dados espaciais em branco no espaço da cidade em Xangai.Investigar animais selvagens, como grilos do zero, confiando em vários pesquisadores científicos para concluir as tarefas em um curto período de tempo.”Naquela época, uma falta de dinheiro e duas pessoas não tinham pessoas. Nós realmente não conseguimos pensar na saída e decidimos por unanimidade pedir ajuda ao público, experimente!”
Legenda: atrair cidadãos para participar de atividades de pré -recrutamento do projeto científico
As coisas que fizeram Wang Fang foram particularmente inesperadas e se mudaram para hoje.”Em menos de uma semana, levantamos 170.000 yuan e centenas de cidadãos de Xangai que estavam dispostos a participar de projetos de pesquisa científica de animais selvagens urbanos”. Mais de 80 câmeras e cidadãos do Taiwan -são colocados em demonstração científica do espaço verde urbano, parques, áreas úmidas, canais fluviais e outros lugares para construir o campo mais básico da rede de visão da investigação e pesquisa da vida selvagem urbana de Xangai.Mais de 80 câmeras infravermelhas ainda estão operando normalmente.
“O alarme de uma câmera infravermelha de Jiangwan há dois dias, a atividade do primeiro nível nacional protegiu os gatinhos de animais sob o campo de monitoramento da visão.”Os pesquisadores prevêem que Ling Ling Cat pode se mover, mas um pequeno rio galopava na rota possível.”Nós nos comunicamos com o departamento de esverdeamento florestal e criamos temporariamente uma ponte flutuante simples no rio pequeno”.No final, a família de Little Ling Cat encontrou o habitat ideal do outro lado do rio.
Abra um novo paradigma para participação pública
No processo de comunicação com os Citizens Scientific Partners, Wang Fang descobriu que a maioria das pessoas prefere “jogar ciência”.A pesquisa sobre uma investigação centralizada de um tempo é mais adequada para a vida cotidiana dos cidadãos do que a pesquisa científica de acompanhamento a longo prazo.A partir de 2020, a equipe da Universidade de Fudan, liderada por Wang Fang, juntamente com o Terminal Florestal de Xangai e o Centro de Proteção à Natureza da paisagem, projetou um projeto de “censo do censo” que é mais adequado para os cidadãos participarem.”Desmantelamos pesquisas científicas complexas em um módulo que os cidadãos comuns podem participar. De acordo com o ritmo da atividade diária, combinada com o tempo livre do público, definimos a rota da pesquisa. Dois dias do fim de semana, completam a pesquisa dentro da pesquisa no tempo prescrito
Legenda: Os voluntários estão preenchendo o formulário de investigação
Tomando o “Censo da Campanha” em 2023 como exemplo, após o treinamento, os membros da equipe partiram às 19:45 no dia da investigação.Ao mesmo tempo, o status de gerenciamento atual do investimento em grãos de gatos e gerenciamento de lixo na comunidade.É relatado que, naquele momento, mais de 300 cidadãos concluíram o censo de 90 comunidades e um total de 112 distritos no mesmo fim de semana.
A equipe de Wang Fang colaborou com mais de mil “cientistas cidadãos” de Xangai para realizar a pesquisa científica da vida selvagem urbana e também explorou o modelo inovador de várias partes para participar de projetos de pesquisa científica pública na sociedade. o escopo global.Na Conferência Kunming na Convenção Global de Diversidade Biológica (COP15), o projeto “” ‘貉 在”: Proteção de Proteção de Ciências do Cidadão do Projeto de Biodiversidade Urbana “foi selecionada como o” Diversidade biológica 100+ casos típicos globais “.
Melhorar a alfabetização científica do cidadão
Os resultados da Pesquisa de Amostragem de Qualidade Cidada do Terceiro Cidada Chinesa divulgada pela Associação Chinesa para Ciência e Tecnologia mostraram que, em 2023, a proporção de cidadãos chineses com qualidade científica atingiu 14,14%, um aumento de 1,21 pontos percentuais de 2022.Em Xangai, o entusiasmo do público em participar de projetos científicos fornece outra solução vívida para melhorar a alfabetização científica do cidadão.Além do “censo do censo”, Xangai também tem uma série de participação pública em projetos científicos, como “investigação de aves” e “genealogia familiar de insetos”.
Em abril deste ano, o Museu Natural de Xangai (filial do Museu de Ciência e Tecnologia de Xangai) uniu mãos a várias unidades para iniciar uma série de projetos científicos de participação pública, como “Reunião de Animais: 2024 My Natural Treasure Box” Event, Lançamento ” Monitor de status de sobrevivência da borboleta de Shanghai “, levou o público a experimentar a primeira vida científica de pesquisa científica com o proprietário Weng; o Centro de Inovação da Ciência do Cérebro e a Inovação Tecnológica Inteligente da Academia Chinesa de Ciências também lançou um projeto científico de participação pública este ano para Colete dados cognitivos com a ajuda do poder público para ajudar a melhorar a triagem precoce de várias disfunções cognitivas.
Entende -se que a Comissão de Ciência e Tecnologia Municipal de Xangai cooperará com muitas instituições de pesquisa científica para lançar mais participação pública em séries científicas de projetos, para que os animados projetos científicos públicos se tornem um belo vínculo entre o fim público e científico e cultivado Mais modelos de ciência e tecnologia de Xangai.”Quando mais e mais projetos de pesquisa científica se integram à vida cotidiana de uma forma mais diversa, a corrida de dois caminhos entre cientistas e cidadãos, sem dúvida, aprimora ainda mais a concentração emocional da cidade de defender a ciência e o respeito pela inovação”.
【Links Relacionados】
Siga a cidade selvagem “cientistas cidadãos”
Se não fosse o grupo de pessoas “suspeitas” que estavam “suspeitas” na comunidade há quatro anos, “Code Farmer” Murong (nome da rede) pode não pensar que um dia ele teria um círculo escuro com um círculo escuro Os pequenos animais têm um destino longo.Hoje, ele se tornou um dos voluntários mais poderosos do projeto “censo do censo” da cidade.
Legenda: Wang Fang explicou aos voluntários para explicar as precauções para a investigação
Em 2019, Murong, que vive em Songjiang, descobriu que muitas vezes existem alguns animais pequenos que são como cães, mas não cães na comunidade.No início do verão de 2020, muitas vezes há estranhos no andar de baixo, segurando uma gaiola de metal com uma pessoa, ocupada na grama.Este se tornou seu primeiro encontro com a equipe de Wang Fang.Murong aprendeu que esse grupo de animais era chamado de “貉”.Havia uma costura construída embaixo de sua casa, que atraiu um acampamento da família.Professores e estudantes vieram do campus de Jiangwan da Universidade Fudan a todo o Xangai, e eles queriam colocar colarinhos de GPS para os bonecos descobrirem suas atividades e hábitos de vida na cidade.Coloque a comida na gaiola capturada e cheirará o incenso.No entanto, eles são ousados ​​e tímidos e terão uma forte reação de estresse por muito tempo na gaiola.Como resultado, Murong tomou a iniciativa de capturar a tarefa de “olhar para o vento”.
Atualmente, o trabalho de Murong não se limita mais a “Olhe para o vento”. , Substitua a bateria e os cartões de memória todas as vezes e apare a grama para impedir que a lente seja bloqueada; A experiência da pessoa.Em julho deste ano, ele participaria do terceiro “censo da campanha” como líder.
Murong disse que gostava da “identidade oculta” de “cientistas cidadãos” fora do teclado e do código -para conhecer um grupo de pessoas de todas as esferas da vida, mas como as pessoas que fizeram uma coisa pura.Ele também quebrou seus “estereótipos” de cientistas.”Eles têm alta alfabetização acadêmica, mas não estão frios. O professor Wang Fang geralmente está no chão, e às vezes estão cheios de lama, muito pragmática e humilde”.
Ying Jun, que estava envolvido na análise estratégica da empresa, levou seu garoto de 8 anos Tao Tao e embarcou na estrada da exploração científica.Quando ela gostava de morar e estudar em Londres desde que era criança, ela se inscreveu como voluntários no zoológico de Londres.Este ano, ela se inscreveu na “investigação de aves” iniciada por instituições como a Universidade Kunshan Duke e o Centro de Proteção à Natureza da Paisagem.
Há pouco tempo, ela completou a “pré -investigação” do censo no próximo mês com Tao Tao e concluiu o design da linha de design.Alunos da Universidade Fudan também a convidaram para entrar no laboratório com Taotao para limpar o banquinho.Depois de lavar o objeto solúvel debaixo d’água, a mãe e o filho ficaram surpresos ao descobrir que, porque as folhas da cânfora eram principalmente folhas de cânfora, depois de lavar, “os bebês eram perfumados”.在生活中,这份对动物的热爱仍在延续——淘淘养着一缸白玉蜗牛,母子俩在研究,为什么好不容易生出来的蜗牛宝宝孵化失败了;接受采访的时候,一个毛茸茸的小O cara surpreendeu os pés dela, que era a garota de Tao Tao.
Xinminmin Notícias da noite
Relatório/feedback

You May Also Like

More From Author